Pesquisar
Close this search box.

Lance “apitoresco” de Palmeiras x Flamengo muda a regra do jogo

Palmeiras e Flamengo é uma das maiores rivalidades do Brasil e isso não é recente em função de brigas por títulos dos últimos anos.

Em julho de 2011, as duas equipes se enfrentavam no Pacaembu pelo Brasileirão e nos minutos finais um lance “apitoresco” ocorreu. O árbitro da partida, Vuaden, paralisou o jogo quando o lateral do Flamengo se machucou e precisou ser atendido pelos médicos.

A polêmica começou no momento do reinício do jogo com bola ao chão, quando Kleber “Gladiador” pegou a bola e saiu em direção à meta do Flamengo para tentar fazer o gol. A bola saiu pela linha de fundo e os jogadores do Flamengo foram para cima de Kleber para cobrar o Fair Play, a confusão já estava armada.

 

As regras podem mudar depois de alguns lances inusitados que ocorrem nos jogos. Por exemplo, vimos em matéria anterior, que após o massagista entrar em campo e impedir um gol do adversário na série D do Brasileiro, a regra mudou, pois até aquele momento o jogo seria reiniciado com bola ao chão. Ao avaliar a International Board decidiu punir lances do tipo com tiro livre direto ou penalidade se um oficial da partida interferir no jogo ao entrar em campo sem autorização.

O mesmo aconteceu depois desse lance do Kleber no jogo entre Palmeiras e Flamengo, se naquela jogada a bola entrasse seria gol na época, hoje não é mais. A polêmica foi tão grande que, novamente um lance que aconteceu no futebol brasileiro, fez a Board rever a regra do bola ao chão.

Atualmente a regra do bola ao chão diz:

“Se a bola entrar em uma meta sem tocar em pelo menos dois jogadores, o jogo reiniciará com:

  • um tiro de meta, se a bola entrar na meta adversária;
  • um tiro de canto, se a bola entrar na meta do jogador que tocou na bola.”

Ou seja, o futebol brasileiro com seus fatos “apitorescos” faz de tempo em tempo a regra do jogo mudar. Seria a falta de Fair Play a grande culpada de tudo isso?

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.