Um novo caso de racismo contra jogadores da Premier League aconteceu nesta quarta-feira (4). O lateral-esquerdo Patrick van Aanholt, do Crystal Palace, foi alvo de insultos raciais no Instagram após o empate em casa contra o Manchester United. O jogador se tornou alvo de torcedores por ter desperdiçado uma chance clara nos minutos finais da partida.
O jogador holandês usou suas redes sociais para divulgar o xingamento que recebeu e dizer: “É por isso que nos ajoelhamos”. Atletas da Premier League estão ajoelhando antes dos jogos desde julho do ano passado, em uma campanha contra o racismo.
O companheiro de equipe de Van Aanholt, Wilfried Zaha, disse no mês passado que pararia de se ajoelhar porque acreditava que o protesto não era mais suficiente.
Somente no primeiro trimestre de 2021, diversos jogadores do futebol inglês foram alvos de ataques racistas nas redes sociais, são eles: Axel Tuanzebe, Marcus Rashford, Anthony Martial e Lauren James do Manchester United, Reece James do Chelsea, Romaine Sawyers do West Brom, Alex Jankewitz do Southampton e Willian e Eddie Nketiah do Arsenal.
Autoridades do futebol inglês reafirmaram o compromisso de combater o racismo e cobraram responsabilidade das empresas responsáveis pelas redes sociais e exigiram maiores punições contra usuários que praticarem esse tipo de atitude.
Crédito imagem: AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!