Pesquisar
Close this search box.

Lateral do Equador é convocado pela FIFA a participar de audiência que julga irregularidades de seus documentos

O lateral Byron Castillo, da Seleção Equatoriana, foi convocado pela FIFA para uma audiência na Comissão de Apelação da entidade na próxima quinta-feira (15). A informação foi divulgada pelo jornal britânico ‘Daily Mail’.

Na última segunda-feira, o jornal revelou um áudio do jogador em que ele confirma supostamente sua verdade data de nascimento e nacionalidade. Se comprovada a irregularidade, o Equador corre risco de ser excluído da Copa do Mundo do Catar.

A FIFA enviou à Federação Equatoriana de Futebol (FEF) a convocação do jogador para o julgamento desta quinta-feira, em Zurique, onde fica instalada sua sede. Fontes internas ligadas a entidade máxima do futebol e que foram consultadas pelo ‘Daily Mail’ disseram que a ênfase da FIFA sobre o caso envolvendo Byron Castillo mudou desde a divulgação do áudio.

O áudio em questão é de uma entrevista conduzida em uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), em 2018. O ‘Daily Mail’ mostrou um documento com o resultado daquele processo investigativo, que atestou a nacionalidade colombiana de Byron Castillo. No entanto, apesar disso, a FEF fez vista grossa em relação ao registro do lateral.

Transcrição de trecho do áudio divulgado pelo jornal

Investigador: Você, exatamente, quando nasceu?
Byron Castillo: Em 1995.
Investigador: E na identidade, qual é o ano?
Castillo: 1998.
Investigador: Seus nomes verdadeiros, quais são?
Castillo: Byron Javier.
Investigador: Byron Javier?
Castillo: Castillo Segura.
Investigador: Castillo Segura. Ok. Quantos irmãos são?
Castillo: Dois.
Investigador: Você e?
Castillo: Uma irmã.
Investigador: Ninguém mais?
Castillo: Ninguém.

A nacionalidade de Byron Castillo causa polêmica desde 2017, quando o jogador ficou de fora do Sul-Americano Sub-20 daquele ano por falta de documentos. O lateral-direito foi convocado para a seleção principal em agosto do ano passado, após a garantia de um juizado local.

Apesar de ter terminado as Eliminatórias em sétimo lugar, com 19 pontos, o Chile é a única seleção que se beneficiaria de uma punição do Equador, que terminou em quarto, com 26 pontos. Isso porque os chilenos empataram e perderam para os equatorianos nas duas partidas do classificatória para o Mundial.

Com os cinco pontos conquistados, o Chile igualaria o Peru, com 24 pontos, mas ficaria com a vaga devido ao maior saldo de gols.

O Equador está no Grupo A da Copa do Mundo do Catar, junto de Catar, Holanda e Senegal.

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.