No programa ‘Lei em Campo no Ar’ desta segunda-feira (7), Andrei Kampff, Lara Santi e Paulo Schmitt debateram sobre a nova política da WADA em relação as drogas sociais e a nova Lei dos Estados Unidos sobre doping no esporte.
Na última sexta-feira (4), o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou a Lei Rodchenkov, que permite à Justiça americana abrir processos criminais contra qualquer pessoa ou organização envolvida em doping em eventos internacionais que tenham atletas, patrocinadores ou transmissão de emissoras americanas. O texto foi aprovado pelo Senado norte-americano em 17 de novembro, e aguarda apenas um aval de Trump para ser sancionada.
O nome da lei é uma homenagem a Grigory Rodchenkov, delator do sistema de doping da Rússia, e foi aprovada de forma unânime na Câmara. Considerado polêmico, o texto não tem aval da Agência Mundial Antidoping (WADA em inglês), alegando que a lei desestabilizaria o esforço no combate do doping mundial ao estender ao país uma jurisdição.
Os especialistas debateram a questão no âmbito jurídico e as consequências que a lei poderia trazer para o esporte olímpico. O que pensa o movimento olímpico? Há outras saídas? Que mudanças precisam ser feitas?
Reveja o programa em nosso canal no YouTube.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!