Na manhã desta terça-feira (3), seis clubes da Série A e um da Série B do Brasileirão assinaram um documento para a criação da Libra, uma liga independente para organizar o Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo ‘ge’.
O documento com Codajas Sports Kapital foi assinado por: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Cruzeiro.
Um novo encontro, que contará com a participação das 40 equipes que integram as Séries A e B do Brasileirão, foi marcada para a próxima semana, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.
De acordo com o site, o encontro desta terça-feira foi convocado por um bloco composto por Flamengo, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, que estão mais alinhados a uma proposta de criação da liga pela Codajas e o banco BTG.
A reunião contou com a presença de representantes de 18 clubes da Série A (exceto Cuiabá e Juventude) e 5 da Série B (Cruzeiro, Guarani, Ponte Preta, Sport e Vasco).
A principal divergência entre os clubes está na divisão dos recursos quando os contratos de TV forem assinados. Na proposta da Codajas, está previsto a divisão com 40% dos valores fixos, 30% variável por performance esportiva e 30% por audiência. O grupo ‘Forte Futebol’ (América-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude) prefere que essa divisão seja 50-25-25.
Crédito imagem: Guarani
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!