Aproveitando o gancho de matéria publicada no Lei em Campo sobre clubes-empresas, o livro desta semana é “A viabilidade e tipificação jurídica do clube empresa no Brasil: a comoditização da paixão” (infelizmente temos que dar um puxão de orelha já aqui: há muitos erros de português, a começar pelo título, pois “clube-empresa” grafa-se com hífen; depois aparece ainda “sócio econômico”, em lugar do correto “socioeconômico”, e por aí vai… Mas o intuito do post não é analisar isso, então seguimos em frente!).
O livro traz vários aspectos concernentes à constituição de clubes-empresas, começando por aspectos socioeconômicos e jurídicos e iniciativas jurídicas sobre o tema. É uma obra bastante sucinta, de apenas 78 páginas, mas consegue trazer um bom apanhado para quem quer se iniciar no assunto.
Analisa a viabilização de investimentos para a consecução de um clube-empresa, como crowdfunding, cestas de atletas e assemelhados, fundos de investimentos para exploração de ativos futebolísticos, e traz a experiência de clubes incubadores, clubes ciganos e licenciamento da marca futebolística.
No mesmo sentido do artigo já mencionado publicado no Lei em Campo, estende o olhar para experiências estrangeiras, fazendo estudo de caso do modelo inglês e até da NBA, a mais famosa e rentável liga de basquete do mundo. Ao final, traz sugestões para a implantação no Brasil.
Tivesse um pouco mais de fôlego e cuidado com o texto, e seria uma obra irretocável para estudiosos, profissionais e interessados em geral. Ainda assim, é um boa introdução, que não deve ser dispensada.
A viabilidade e tipificação jurídica do clube empresa no Brasil: a comoditização da paixão
Benedito Villela Alves Costa Junior
eBook Kindle (disponível no Kindle Unlimited)