Nesta semana fugimos um pouco do mundo jurídico e fomos mais para o esporte, juntando com o aspecto histórico. Tanto para quem ama futebol quanto para quem curte uma boa história (e gosta de História), esse é um livro para depois ter muito o que contar na mesa de bar.
“Futebol & guerra desvenda a verdade por trás do histórico embate entre a Luftwaffe, a força aérea alemã, e o F.C. Start, time formado pelo que restou do glorioso Dínamo de Kiev. Fascinante e comovente, mostra como a equipe do Dínamo – considerado o melhor time de futebol da Europa pré-guerra – foi reformulada como F.C. Start, vencendo de forma brilhante todas as partidas que jogou e levantando o ânimo do povo na Kiev ocupada pelos nazistas. Em 1942, nessa partida de futebol contra a Luftwaffe, a equipe defendeu a honra da cidade e ousou enfrentar, em todos os sentidos da palavra, os alemães. O jogo tornou-se uma alegoria da resistência, e suas consequências foram brutais. Ao separar os fatos da ficção e reconstituir no centro da Segunda Guerra Mundial um momento de extraordinária bravura, Andy Dougan comprova que o futebol também pode ser uma questão de vida ou morte – e muito mais que isso.”
Em época de batalhas campais (ou melhor, extracampo) na Libertadores, um livro que mostra o verdadeiro valor de dar a vida por uma causa.
Futebol & Guerra: Resistência, triunfo e tragédia do Dínamo na Kiev ocupada pelos nazistas
Editora Zahar
203 páginas