Search
Close this search box.

LNB diz que vai seguir programação da temporada 2023/24 apesar da retirada de chancela

Em comunicado nesta terça-feira (4), a Liga Nacional de Basquete (LNB) disse que vai manter a programação normal na temporada 2023/24 apesar da retirada da chancela da Liga por parte da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O documento é assinado pelas 20 equipes filiadas à Liga, que se reuniram na última segunda-feira (3).

Com a retirada da chancela, o Novo Basquete Brasil (NBB) – principal competição da modalidade no país – não irá classificar as equipes para torneios internacionais. Caso a decisão permaneça, é esperado que a CBB organize o próximo campeonato nacional.

Confira a íntegra do comunicado

“A Liga Nacional de Basquete, através de seus Clubes filiados, esclarece:

A Liga Nacional de Basquete faz parte do Sistema Nacional do Desporto conforme garantido na Lei Pelé bem como na nova Lei Geral do Esporte. Esta última, inclusive, amplia os direitos das Ligas no Brasil. Desta forma, a legalidade e a independência da Liga são reforçadas fazendo com que nosso modelo de gestão esteja cada vez mais próximo ao de entidades como a NBA e a Euroliga de Basquete, referências mundiais da modalidade.

O cronograma da próxima temporada se mantém inalterado, incluindo o NBB, Copa Super 8, LDB, Torneio Interligas (Adulto e Sub-22) e o Jogo das Estrelas, este que é hoje o maior evento de entretenimento esportivo do Brasil.

O NBB é um campeonato consolidado, que terá sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 e através dele seus Clubes reafirmam sempre o respeito a toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol brasileiro. A perspectiva agora é de uma participação mais ampla de equipes a partir da inscrição já feita por 20 clubes que assinam este comunicado.

Seguiremos atuando com os mesmos valores que norteiam a Liga desde sua fundação há quinze anos. A democracia e as decisões coletivas e transparentes dos Clubes são a base da nossa filosofia de trabalho, bem como os pilares de sustentação da nossa entidade.

Continuaremos construindo essa história cada vez mais cientes do nosso desafio em transformar e contribuir para o basquetebol no Brasil. O compromisso dos Clubes da Liga é com a modalidade e com todos os agentes que integram o nosso ecossistema, sejam estes atletas, treinadores, árbitros, profissionais, parceiros, patrocinadores, imprensa e fãs”.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.