Los Angeles apresentou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma proposta de cinco novos esportes para as Olimpíadas de 2028, são eles: beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
De acordo com o site, a proposta precisa ser revisada e retificada pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional e será votada durante a 141ª Sessão do COI, marcada para começar em Mumbai, na Índia, entre 15 e 17 de outubro.
Entre os esportes propostos, três já fizeram parte de edições anteriores dos Jogos Olímpicos: o críquete, o lacrosse e o beisebol-softbol.
O críquete apareceu nas Olímpiadas de 1900 e foi proposto no formato T20, quando a quantidade de overs é limitada a 20 (ao contrário do críquete tradicional que não tem quantidade limitada de overs e uma partida pode durar vários dias). O Lacrosse, que fez parte dos Jogos de 1904 e 1908, será no formato Sixes. São seis jogadores em cada time e mais rápido e dinâmico que os tradicionais Lacrosse Field e Box. O beisebol e o softbol foram escolhidos pelo Comitê Organizador de Tóquio, em 2020, mas também estiveram entre 1996 e 2008. O flag football (uma versão do futebol americano com contato limitado) surge pela primeira vez, assim como o squash.
Com a proposta oficializada, a Comissão do Programa Olímpico do COI deve emitir uma recomendação ao Conselho Executivo (CE) da entidade. Se for aceita, a proposta será apresentada na 141ª Sessão do COI em Mumbai. O programa final do evento e o número de cotas de atletas nos esportes adicionais serão decididos no futuro.
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!