O futebol está de luto. Morreu, nesta terça-feira (27), o zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, aos 27 anos. Segundo o Hospital Albert Einstein, o jogador teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
Izquierdo estava internado desde a última quinta-feira (22), quando passou mal durante o jogo contra o São Paulo, no Morumbis, pelas oitavas de final da Libertadores.
A confirmação do falecimento de Izquierdo foi feita pelo clube uruguaio.
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável”, informou a equipe.
Izquierdo estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde quinta-feira (22). Ele foi levado de ambulância para o local após passar mal e cair sozinho no gramado do Morumbis durante o jogo entre São Paulo e Nacional-URU.
O zagueiro teve uma arritmia (alteração no ritmo normal dos batimentos) seguida de parada cardíaca e foi reanimado. Ele foi atendido por médicos dos dois times no gramado do Morumbis e deu entrada no hospital já em parada. Manobras de ressuscitação foram realizadas, e o desfibrilador também foi usado.
No último domingo, Izquierdo passou por exames que mostraram “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”. Na segunda, um novo boletim divulgou piora no quadro de saúde.
Carreira de Izquierdo
Juan Izquierdo foi revelado pelo Cerro, do Uruguai. Ele fez sua estreia na equipe profissional em 2017.
O defensor ainda passou por Peñarol e Montevideo Wanderers antes de ter sua única experiência internacional. Em 2021, ele se transferiu para o Atletico San Luis, do México.
Izquierdo teve duas passagens pelo Nacional. A primeira delas aconteceu no começo de 2022. No ano seguinte, ele defendeu o Liverpool e voltou ao Nacional no começo de 2024.
O zagueiro conquistou três títulos ao longo da carreira: dois Campeonatos Uruguaios e uma Supercopa Uruguaia. Ele nunca foi convocado para a seleção.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo