Pesquisar
Close this search box.

Lutou onde? As controvérsias sobre o registro de lutas nos esportes de combate

Nos esportes de combate, pairam dúvidas acerca da forma como os atletas registram seus recordes, ou cartéis, de luta. Muitos são os órgãos de registro, embora poucos sejam de fato oficiais.

 Recentemente, chamou atenção a situação peculiar acerca do recorde de lutas de um determinado atleta de MMA. No período que antecedeu o UFC Fight Night 207, Askar Mozharov foi alvo de muita controvérsia quando os principais bancos de dados do MMA, Sherdog e Tapology, descobriram que seu histórico profissional havia sido falsificado, o que Mozharov negou ter feito. No início da semana do referido evento, seu recorde era reconhecido como de 25 vitórias e 7 derrotas. No final da semana, era 17-13.

O atleta em questão já teve vários nomes registrados: Artur Sadkov, Artur Shadkov e Arthur Shadakov. Depois de iniciar sua carreira com três derrotas consecutivas na primeira fase de submissão, o homem conhecido como “Arthur Shadakov” registrou sete vitórias consecutivas no circuito ucraniano, sem que nenhum desses adversários tivesse ganho uma luta profissional.

Ao encontrar oponentes com mais vitórias que derrotas no cartel, o lutador quase sempre era nocauteado no primeiro round, e depois desta etapa ele perdeu cinco de seus sete próximos confrontos. Por volta dessa época, o lutador decidiu mudar legalmente seu nome para Askar Mozharov, que é como se apresenta hoje.

O recorde de Mozharov agora é de 19-13 no Sherdog, depois que ele foi nocauteado por Alonzo Menifield no primeiro round de sua luta no UFC Fight Night 207. Askar teve seu contrato rescindido com o UFC após o evento e parece improvável, dadas as controvérsias, que voltemos a ver Mozharov no Octógono.

O record padding (preenchimento de recordes artificial) sempre existirá de alguma forma nos esportes de combate.  Enquanto os fãs de MMA entendem que os recordes perfeitos nem sempre refletem a realidade de um lutador, ainda há todo o incentivo para os lutadores profissionais construírem recordes que pareçam os mais impressionantes possíveis.

Através dos sites de registro de carteis, um atleta ou um promotor de eventos podem, frequentemente, verificar os resultados de uma luta, se um lutador competiu pela promoção ou se, afinal, um combate nunca aconteceu. A depender do órgão de registro, só alguns profissionais podem fazer essas inserções de informação.

No caso do MMA, embora o Sherdog e o Tapology sejam os mais populares em relação a aceitação das informações inseridas em sua plataforma, o site oficial, para efeito de confirmação de resultados de luta pela ABC (Association of Boxing Comissions) – entidade reguladora norte-americana criada para unir as comissões atléticas norte-americanas que regulam os esportes de combate nos EUA – é o MMA REGISTRY.

O MMA REGISTRY, além de alinhar os resultados entre as comissões norte-americanas e as de outros países filiadas à ABC (incluindo a brasileira CABMMA), registra também as suspensões médicas aplicadas aos atletas em competições de MMA pelas respectivas comissões atléticas reguladoras de determinados eventos, evitando que o atleta lute estando suspenso por outra comissão filiada, preservando a saúde do atleta.

No boxe, o registro oficial aceito pela ABC é feito através do site Boxrec.  No caso do Boxrec, o registro só pode ser feito através das comissões filiadas à ABC ou às demais organizações internacionais filiadas à ABC. O Boxrec também registra as suspensões médicas, com o fito de ser resguardada a saúde do lutador.

Os três principais órgãos sancionadores no boxe são a Federação Internacional de Boxe (IBF), a Associação Mundial de Boxe (WBA), e o Conselho Mundial de Boxe (WBC). Cada uma dessas organizações designa um campeão mundial em cada divisão de peso e também classifica os dez primeiros a vinte competidores por divisão.

O poder dessas organizações é derivado do fato de que, sem sua sanção oficial, uma luta não pode ser reconhecida como um “campeonato”, sendo assim menos atraente tanto para a televisão como para o público espectador. No Brasil, só o CNB é ligado à estas entidades e pode fazer o registro no Boxrec

Destarte, sem o registro formal, fica impedida a progressão do atleta para efeitos de ranking, ou seja, o atleta pode fazer uma luta considerada profissional e não ter registro formal desta no cartel no órgão oficial de registro da ABC, o que não o permitiria subir no ranking, caso isso seja do seu interesse.

Portanto, o atleta que lute sem estar sob a chancela de entidade não-filiada à ABC corre o risco de ter a sua luta não reconhecida para efeitos de cartel, muito embora, no mundo do MMA, seja comuns os promotores basearem-se apenas no registro do Tapology ou do Sherdog, ferramentas que nem sempre se mostram tão seguras para fins de compliance desportivo, devido a inserção de dados em sua plataforma ser menos controlada.

O Desporto é um produto econômico apetecível quando atrai muitos praticantes, adeptos e sponsors e é capaz de gerar receitas suficientes para se considerar autossustentável no mercado esportivo nacional e internacional, mas também, quando possui uma credibilidade inabalável perante todos os intervenientes, público e investidores (VEIGA; PINHEIRO, 2022[1]).

Vitórias dentro da arena de combate podem não ter sentido se o promotor não fornece ao combatente meios para que haja o reconhecimento de sua luta, de sua performance. Sem tal reconhecimento, o lutador pode nunca ter a oportunidade de lutar por um título. Assim, não importa o quão talentoso um determinado atleta possa ser, ele só pode ter uma oportunidade justa de sucesso garantida se todas as partes cumprem seus papéis de forma honesta e fiel.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


REFERÊNCIAS

RODRIGUEZ, Robert G. The regulation of boxing: A history and comparative analysis of policies among American States. Carolina do Norte, EUA: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2009. ISBN 978-0-7864-3862-4.

[1] VEIGA, Maurício Corrêa da; PINHEIRO, Luciano Andrade (org.). Compliance no desporto. 1ª. ed. Brasília: Nobilitar, 2022.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.