Terá início na próxima terça-feira, 29, a primeira etapa do Camping Escolar Paralímpico 2019. Ficarão hospedados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o dia 6 de fevereiro, 101 jovens atletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2018. A grande novidade é que serão contemplados esportistas das 11 modalidades disputadas nas Escolares.
O Camping Escolar tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Durante esses nove dias, eles passarão por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar suas performances, além de palestras com técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas profissionais.
Esta será a segunda edição do Camping, que em 2018 contemplou 37 atletas destaques do atletismo e da natação. Na edição deste ano, foram acrescentadas as seguintes modalidades: bocha, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
“Muitos atletas que participaram da edição anterior do Camping disputaram competições, como o Circuito Loterias Caixa, e tiveram uma melhora de 100% ou mais nos resultados. Para o CPB, isso é muito importante, e esperamos ter esse mesmo resultado nas outras modalidades. O trabalho é de longo prazo para que tenhamos mais qualidade e opções de atletas para os Jogos de 2024”, comenta Ramon Pereira, coordenador de desporto escolar do CPB.
A segunda fase de treinamento do Camping Escolar Paralímpico 2019 será de 25 de junho a 3 de julho, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os mesmos atletas participarão das duas etapas, para que haja acompanhamento dos rendimentos.
……….
Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX