Search
Close this search box.

Manchester City é acusado de violar regras de fair play financeiro da Premier League mais de 100 vezes

O Manchester City, da Inglaterra, foi acusado pela Premier League de quebrar regras do Fair Play Financeiro mais de 100 vezes ao longo dos últimos nove anos, entre 2009 e 2018.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (6), a Premier League afirmou que diversas supostas violações entre as temporadas de 2009/10 e 2017/18 foram encaminhadas a uma comissão independente após a conclusão de uma investigação que durou quatro anos.

“De acordo com a Regra W.82.1, a Premier League confirma que encaminhou hoje uma série de supostas violações das Regras da Premier League pelo Manchester City Football Club a uma Comissão sob a Regra W.3.4”, disse a liga.

O Manchester City se manifestou oficialmente, negando qualquer tipo de irregularidade.

“O Manchester City está surpreso com a alegação dessas supostas violações das regras da Premier League, principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados que recebeu. O clube saúda a revisão deste assunto por uma Comissão independente, para considerar imparcialmente o corpo abrangente de evidências irrefutáveis que existem em apoio a sua posição. Como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas”, diz o comunicado do clube.

Em seu comunicado, a PL lista uma série de regras que o Manchester City teria driblado. A liga destaca a falta de precisão em informações sobre as receitas do clube (incluindo patrocínio) e os custos operacionais.

A comissão investigará supostas violações no detalhamento sobre pagamento a técnicos do City, entre 2009/10 e 2012/13. Nesse período, o treinador era Roberto Mancini.

A PL aponta que houve possíveis problemas nas informações sobre a remuneração de jogadores nos contratos entre 2010/11 e 2015/16. Além disso, a acusação envolve infrações nas regras de sustentabilidade da Premier League e o regulamento no licenciamento na UEFA.

A Premier League menciona possível quebra das suas regras, desde dezembro de 2018 até hoje, no que diz respeito à cooperação com a própria liga para as investigações.

Os resultados do trabalho da comissão serão publicados no futuro no site da Premier League.

Vale lembrar que em julho de 2020, o City teve anulada uma suspensão de dois anos das competições de clubes da UEFA pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) depois de inicialmente ser considerado culpado de “violações graves” dos regulamentos de Fair Play Financeiro entre 2012 e 2016.

O City foi acusado pela primeira vez pela Uefa em março de 2019, levando a Premier League a iniciar sua própria investigação.

Na ocasião, o CAS alegou que muitas evidências estavam fora do prazo de cinco anos. A Premier League não está sujeita ao mesmo limite.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.