O Nsami Mighty Birds, da quarta divisão do futebol africano, foi banido eternamente do futebol após participar de um esquema de manipulação de resultados. O clube marcou 41 gols contra na derrota por 59 a 1 para o Matiyasi FC e terminou a partida com apenas sete jogadores.
Ao todo, quatro times sul-africanos foram banidos da quarta divisão após manipular jogos na tentativa de vencer a competição. Além do Nsami Mighty Birds, também foram excluídos o Matiyasi FC, Shivulani Dangerous Tigers e o Kotoko Happy Boys.
O que chamou a atenção dos organizadores da competição foi que em apenas duas partidas foram marcados 94 gols.
Shivulani Dangerous Tigers e Matiyasi FC brigavam pela liderança do campeonato. O primeiro ganhou por 33 a 1 do Kotoko Happy Boys e o segundo derrotou o Nsami Mighty Birds por 59 a 1.
Os dirigentes dos quatro clubes foram suspensos entre cinco e oito anos de suas atividades no futebol. Os árbitros envolvidos nas partidas podem ficar fora ainda mais tempo, a depender da punição estabelecida pela federação.
Diante do esquema, o Gawula Classic, que não estava envolvido, herdou a vaga de promoção para a terceira divisão na África do Sul.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!