Na última segunda-feira (7), o Ministério da Justiça da Suíça avisou que tanto a Fifa quanto a Uefa não poderão aplicar qualquer tipo de sanção contra Real Madrid, Barcelona e Juventus pela Superliga Europeia.
Segundo o jornal espanhol ‘Cadena SER’, as duas instituições já receberam a notificação oficial.
O Magistrado Suíço tem poderes sobre as duas entidades e se baseia na jurisprudência assinada pelo juiz Manuel Ruiz de Lara, que impede a punição a qualquer clube envolvido com a Superliga. O Ministério submeteu o pedido ao Tribunal Europeu de Luxemburgo para que a medida fosse alargada à todas as justiças do continente europeu.
O magistrado também é o mesmo que levantou uma questão prejudicial perante o Tribunal de Justiça da União Europeia para decidir se a Uefa e a Fifa exercem um tipo de monopólio.
Após a decisão, as duas entidades ainda não se decidiram se irão seguir em frente ou se revogarão o processo disciplinar aberto pela mais alta instância europeia no dia 25 de maio.
A Superliga Europeia durou poucos dias. Devido à forte pressão de instituições e torcedores perante ao projeto, nove dos 12 clubes fundadores abandonaram a ideia, restando apenas Real Madrid, Barcelona e Juventus.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!