O Ministério Público da França pediu 10 meses de prisão para o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, por ter participado de um esquema de extorsão e chantagem contra o ex-companheiro de seleção, Mathieu Valbuena. A informação foi revelada pelo ‘UOL Esportes’.
Alegando problemas profissionais, Benzema não compareceu ao julgamento, que teve início na quarta-feira (20). O jogador atuou pelo Real Madrid um dia antes na partida contra o Shakhtar, pela Champions League. Além do pedido de prisão, o órgão solicita o pagamento de uma multa no valor de 75 mil euros (R$ 493 mil).
Outros dois amigos de Benzema também foram julgados. Para Karim Zenati, a promotoria pediu dois anos de prisão e multa de 5 mil euros, enquanto para Mustapha Zouaoui, considerado peça central do esquema, foi solicitado quatro anos de prisão e multa de 15 mil euros.
O julgamento está previsto para ser concretizado nesta sexta-feira (22), com a divulgação da sentença final pelo Tribunal de Versalhes.
Entenda o caso
Benzema é acusado de ter incitado Valbuena a pagar a chantagistas que ameaçavam tornar público um vídeo íntimo do jogador que atualmente defende o Olympiakos, da Grécia.
O principal ponto da investigação está em uma conversa de outubro de 2015 entre os dois jogadores em Clairefontaine, centro de treinamento da seleção francesa de futebol, onde Benzema disse que poderia “apresentar alguém de confiança” a Valbuena para ajudá-lo “a controlar” a possível divulgação do vídeo íntimo.
Em interceptações telefônicas feitas com autorização da justiça, a polícia conseguiu o registro de seis conversas entre junho e outubro de 2015. Uma das pessoas identificadas foi Karim Zenati, amigo de infância de Benzema.
A polêmica fez com que os dois jogadores ficassem anos sem serem convocados para a seleção da França.
Crédito imagem: AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo