A Uefa está sendo acusada pelo ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, de gerar um novo surto de Covid-19 no continente europeu por conta da Euro 2020. O político chamou a entidade de “totalmente irresponsável” por permitir grandes multidões na competição, como aconteceu na Arena Puskas, na Hungria, que recebeu 60 mil pessoas, e em Wembley, na Inglaterra, que teve 40 mil.
“Considero a posição da Uefa absolutamente irresponsável. Todos nós sabemos que evitar o contato e certas regras de higiene são indispensáveis para evitar novas contaminações”, disse Seehofer.
Seehofer acrescentou que a grande quantidade de pessoas em Wembley certamente “promoverá” a disseminação da Covid-19.
Antecipadamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a mistura de pessoas nas cidades-sede da Euro 2020 gerariam um aumento de 10% no número de novos casos.
“Um declínio de 10 semanas em novas infecções na Europa chegou ao fim e uma nova onda é inevitável se os torcedores de futebol e outros não baixarem a guarda”, comentou Catherine Smallwood, a oficial sênior de emergência da OMS.
Como cada país é responsável por determinar as restrições contra o novo coronavírus, a quantidade de público nos estádios variou. Enquanto Budapeste permitiu 60 mil pessoas por partida, outros estádios autorizaram no máximo 15 mil espectadores.
“Precisamos olhar muito além dos próprios estádios. Precisamos ver como as pessoas chegam lá. Elas estão viajando em grandes comboios de ônibus lotados? E quando saem dos estádios, eles vão para bares e pubs lotados para assistir aos jogos?”, acrescentou Smallwood.
Em comunicado oficial, a UEFA disse que apenas respeita as decisões das autoridades de cada país.
“As decisões finais com relação ao número de torcedores que assistem aos jogos e os requisitos de entrada em qualquer um dos países anfitriões e estádios-sede estão sob a responsabilidade das autoridades locais competentes, e a Uefa segue rigorosamente quaisquer medidas desse tipo”, disse.
Na última quarta-feira (30), a Public Health Scotland (PHS) divulgou um relatório na qual revela que foram registrados 1.991 casos de Covid-19 em torcedores que foram a jogos da Euro 2020.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!