Pesquisar
Close this search box.

Ministro do TST realiza palestra sobre esporte, educação, ética e profissão

O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) promoveu, nesta terça-feira (21), a palestra “Esporte, educação, ética e profissão”, do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Caputo Bastos. O evento aconteceu no Ibrachina Arena, no bairro da Mooca, zona leste da capital paulista.

Com a presença de atletas das categorias de base do Ibrachina, o ministro Guilherme Caputo Bastos, um legítimo especialista no tema do desporto, abordou temas fundamentais envolvendo o esporte, como: relação de trabalho e vínculo empregatício com os clubes; a Lei Pelé, a formação de atletas, e a conexão entre educação, ética e o lado profissional de cada futuro esportista.

“É uma grande honra poder contar para vocês um pouco do direito desportivo. Sempre tive uma grande preocupação com ele. Essa era uma área do direito muito mal tratada pela nossa legislação, era muito confusa e antiga. Era tudo muito espalhado, sem um reflexo direto para quem praticava qualquer tipo de modalidade esportiva. Até que, pela primeira vez, o legislador sacramentou a figura do empregado e do empregador, por meio da Lei 6.354/76”, conta Caputo.

Paulo Feuz, professor, advogado e auditor do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), também participou da palestra. Ele contou um pouco melhor aos jovens sobre o funcionamento e a importância da Justiça Desportiva para o esporte, e também o seu papel no combate ao doping, indisciplina de atletas e manutenção da integridade esportiva.

“A iniciativa do Ibrachina, através de seu presidente Henrique Law, de levar conhecimento aos jovens atletas é digna de aplauso. Poder falar da Justiça Desportiva e orientá-los é um grande passo para o amadurecimento dos atletas, fortalecendo a ética de cada um deles”, elogia Feuz.

Guilherme Caputo Bastos e Paulo Feuz também foram homenageados pela Câmara Municipal de São Paulo, através da vereadora Edir Sales, pela relevante atuação e serviços prestados ao município no empreendedorismo e apoio à economia paulistana, bem como por suas expressivas atuações junto à Comunidade Chinesa.

Presidente do Ibrachina, Henrique Low agradeceu a presença do Ministro Guilherme Caputo e do professor Paulo Feuz.

“Fica aqui meu grande agradecimento a esses amigos. Essa formação do futebol passa pela educação. É uma grande oportunidade para esses jovens atletas ter esse contato com essas duas grandes autoridades do direito desportivo brasileiro”, disse Low.

Crédito imagem: Instituto Ibrachina

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.