Search
Close this search box.

MP-DFT pede condenação de ex-piloto Nelson Piquet por fala racista e homofóbica contra Lewis Hamilton

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DFT) pediu, na última quarta-feira (8), a condenação do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet por conta de comentários preconceituosos feitos contra o heptacampeão Lewis Hamilton durante entrevista de 2021.

Segundo o entendimento da Promotoria, Piquet se referiu a Hamilton de maneira racista e homofóbica durante a entrevista. Na ocasião, o brasileiro chamou o britânico de “neguinho” mais de uma vez e disse que o piloto “deveria estar dando mais o c* naquela época” para alcançar o sucesso.

“O ‘neguinho’ meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, “aqui eu arranco ele de qualquer maneira”. O “neguinho” deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem”, disse Piquet na época.

Após a repercussão da entrevista, entidades como Educafro e Aliança Nacional LGBTQIA+ ingressaram com ação civil pública contra Piquet por racismo e homofobia. As organizações pediram uma indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos.

Para o MP-DFT, houve “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais, abrangendo o âmbito constitucional e infraconstitucional”.

A promotora responsável pelo caso, Polyanna Silvares de Moraes Dias, afirmou que a atitude de Piquet “traduz claramente a sua concepção do profissional de cor negra, incapaz de ser bem-sucedido em razão de sua competência, fazendo-se necessária a utilização de outros meios, tais como a subjugação, a humilhação e a inferiorização diante de pessoas brancas que seguem os padrões heterormativos”.

Crédito imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.