Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT-MG), Federal (MPF-MG) e do estado de Minas (MP-MG) e a Defensoria Pública da União (DPU) enviaram, na tarde da última quinta-feira (8), uma recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) para que sejam suspensas partidas de qualquer campeonato de futebol.
No documento, as instituições recomendam que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só deverão ser retomados quando a situação da pandemia no Estado de Minas Gerais esteja melhor.
A recomendação leva em consideração o atual momento que Minas Gerais enfrenta na pandemia. De acordo com as instituições, os 320 casos positivos de Covid-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 comprovam a “insuficiência dos protocolos e medidas adotadas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição”.
O MPT-MG deixa claro no comunicado que em caso descumprimento da recomendação, medidas administrativas e judiciais poderão ser aplicadas contra os responsáveis.
Minas Gerais vive o pior momento desde o começo da pandemia. Nos últimos dois dias, o estado registrou exatos mil óbitos em decorrência da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a paciente com Covid-19 e Belo Horizonte está em 93,1%.
O Campeonato Mineiro chegou a ficar paralisado por 11 dias, mas acabou sendo retomado no dia 1º de abril.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!