Pesquisar
Close this search box.

Muito além do futebol

O Flamengo está fazendo história, mas não é só por causa do Gabigol, Bruno Henrique ou Jorge Jesus. O Clube de Regatas do Flamengo é o principal responsável pelo sucesso Flamengo em 2019.

Muitos já estão cansados de ouvir falar sobre Flamengo, títulos, quebra de recordes, etc. Mas como não enaltecer o belíssimo trabalho de administração que o clube rubro-negro vem fazendo? Este é, sim, um ano que todos os flamenguistas tem que se orgulhar e comemorar, e os torcedores dos outros times, dirigentes e atletas devem se espelhar.

Ainda com chances de título no mundial desse ano, o clube carioca já tem na sua sala de troféus, apenas com conquistas desse ano, a taça do Campeonato Carioca, Libertadores da América, Brasileirão, Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17 além de ser o atual campeão do NBB (campeonato brasileiro de basquete)E. Vale destacar, que conquistou títulos importantes em outras várias modalidades, como ginastica artística, por exemplo.

Os resultados do Flamengo vêm quebrando tabus e mostrando que não precisa necessariamente ser empresa para ter uma gestão eficiente; ou que o futebol não precisa estar separado das demais modalidades esportivas, ou do clube social para dar certo. Uma gestão profissional fará com que não só o futebol dê certo, mas todos os esportes que o clube tenha sejam competitivos.

Já tive a oportunidade de conversar com o ex-presidente e o ex-diretor-jurídico do clube rubro-negro, e o discurso foi o mesmo: no momento da virada da chave todos entendiam como vital uma mudança no perfil administrativo.

E não só a diretoria abraçou a causa, mas também boa parte da torcida entendeu que seria necessário, por algum tempo, não investir em grandes nomes, diminuir o investimento no futebol. Com o clube em situação financeira difícil, era necessário implementar uma política de austeridade. Só esse caminho salvaria o o clube naquele momento, e o deixaria mais forte no futuro.

Foi o que aconteceu. Trabalho feito em três etapas.

O planejamento estratégico do Flamengo previa que, de 2013 até fim 2014 a administração do clube focaria em planos que recuperassem a sua credibilidade, a sua reputação, com foco em retomar a imagem positiva junto aos seus credores, sócios, torcedores e comunidade do futebol.

O passo seguinte seria que, até o fim de 2017, o clube do Flamengo se tornasse mais competitivo e capaz de se igualar aos demais principais clubes multi-esportivos brasileiros.

Por fim, a terceira etapa, até o fim de 2020, o clube planejou aprimorar ainda mais a sua gestão e, subindo o sarrafo, como benchmarking, dessa vez, os principais clubes internacionais.

O clube que em 2013 tinha uma dívida muito próxima dos 800 milhões de reais poderá, seis anos depois pode ultrapassar a barreira de 1 bilhão de reais em receita. Sucesso dentro e fora de campo só com gestão profissional.

O Flamengo está sim em outro patamar e é melhor os demais clubes do Brasil aprender com o bom projeto rubro-negro e mudar as suas formas de gerir, senão ficarão cada vez mais atrás do estruturado clube carioca.

Agora, o clube, mais saudável, veio com tudo para buscar mais títulos e recordes, e não será só no futebol.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.