Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), o advogado da LaLiga, Juan Blanco, afirmou que a entidade vai pedir o cancelamento do contrato de Kylian Mbappé com o PSG, que foi prorrogado até 2025. Segundo ele, há dúvidas sobre a legitimidade dos gastos recentes feitos pelo clube francês. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
A organizadora do Campeonato Espanhol deseja que a Ligue de Football Professionnel (LFP) e a DNCG, órgão fiscalizador das finanças dos clubes franceses, examinem detalhadamente se os valores do contrato do atacante com o PSG estão dentro dos regulamentos financeiros.
“Vamos solicitar ao ministro do Esporte a revogação da aprovação do contrato de Mbappé, porque essa é a autoridade fiscalizadora da administração esportiva. À DNCG para operacionalizar um relatório de acompanhamento das contas do PSG. Este é um passo legal que nos permitirá estabelecer se o contrato de Mbappé está dentro dos parâmetros econômicos impostos pelos regulamentos da DNCG e do fair play financeiro da UEFA”, disse Blanco.
O advogado afirmou também que a LaLiga está disposta a entrar com uma ação no tribunal administrativo de Paris para buscar a rescisão do contrato de Mbappé.
Na última quarta-feira (15), a liga espanhola apresentou uma queixa contra PSG e Manchester City na UEFA por violação do fair play financeiro.
A LaLiga fez as denúncias alegando que tanto o PSG quanto o City contam em seus orçamentos com dinheiro vindo de fora do futebol. No caso do clube francês, os recursos viriam, segundo a LaLiga, diretamente do governo do Catar, proprietário do time, na forma de patrocínios disfarçados. Já em relação aos ingleses, a fonte seria o governo dos Emirados Árabes Unidos.
A denúncia feita pela LaLiga acontece semanas após a tentativa frustrada do Real Madrid de contratar Mbappé. Apesar de uma grande proposta do atual campeão da Champions League, o atacante decidiu permanecer no PSG, que teria feito uma contraproposta com cifras astronômicas.
De acordo com a imprensa francesa, o PSG desembolsou 300 milhões de euros em luvas e ofereceu um salário de 100 milhões de euros por ano para estender o vínculo de Mbappé até 2025. Esses números, não divulgados oficialmente, foi um dos motivos que levou a liga espanhola a questionar a disparidade econômica e a falta de mecanismos de controle.
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo