Pesquisar
Close this search box.

Na pista, na grama: a dobradinha

Dobradinha. Pesquisando pelo termo no Google, de imediato surgem fotos e receitas desse prato típico que nos remete ao Nordeste brasileiro. Também no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa os dois primeiros verbetes associados a esse substantivo feminino referem-se à refeição. Mas peço calma ao leitor – definitivamente, não trataremos de gastronomia.

Passemos então ao terceiro verbete do dicionário: “Turfe. Dupla formada por dois cavalos da mesma chave (q. v.), de maneira que os algarismos que a compõem são sempre repetidos: 11, 22, 33 e 44.” Chegamos ao esporte! Mas aqui se fazem necessários uma confissão e um esclarecimento. A confissão: ainda que o turfe me traga a nostalgia das mais remotas memórias de família, até então desconhecia esse significado revelado pelo dicionário. O esclarecimento: tampouco trataremos, aqui, especificamente do turfe.

Chegamos, portanto, ao quarto e último verbete; o mais singelo de todos, resumido em uma única palavra, mas que traz a essência desta dobradinha: “Dupla”. Esta nova coluna nasce a partir da dupla que é a razão de ser do portal Lei em Campo: o esporte e o direito. E é concebida por meio da união de duas perspectivas do autor: a pessoal (sua paixão pelos temas, desde a infância) e a profissional (o direito [d]esportivo como ofício, tratado de forma técnica).

A partir dessas linhas mestras buscaremos trazer aqui, toda semana, informações, reflexões, ideias e discussões predominantemente sobre uma dupla de esportes tradicionalmente populares no Brasil: futebol e automobilismo. Uma dobradinha que se une na paixão dos seus fãs, na formação de históricos ídolos nacionais. E que, a partir de hoje, passa a se unir também no Lei em Campo.

Automobilismo e futebol; direito e esporte; paixão e técnica. Através dessas duplas, pretendemos jogar luz sobre aspectos jurídicos que permeiam o que se passa nas pistas em que os carros aceleram, ou na grama em que rola a bola. E, por que não, eventualmente poderemos nos estender às pistas (de atletismo!) que circundam tantos de nossos gramados, ou mesmo às quadras que abrigam tantas e tantas modalidades esportivas.

Enfim, caro leitor, fica aqui o convite para que façamos a nossa dobradinha e, juntos, exploremos os caminhos que, pela pista ou pela grama, levam o direito ao encontro do esporte. Sendo assim, calcemos as chuteiras e pisemos fundo; sinal verde aceso, a bola já está rolando!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.