A NBA (National Basketball Association) mudará sua postura em relação a obrigatoriedade do uso de máscaras. A partir desta terça-feira (5), a Liga obrigará os jogadores que estiverem no banco de reservas use a proteção, mesmo aqueles que estejam ativos na partida e sejam substituídos brevemente sob pena de punições. A informação foi divulgada primeiramente pela Reuters.
O protocolo adotado pela NBA não prevê a obrigatoriedade do uso das máscaras para os jogadores que estiverem em quadra, mas a prática teria sido recomendada por diferentes especialistas da área sanitária segundo informou a agência de notícias.
Ainda de acordo com a Reuters, um documento com as novas diretrizes, não divulgado publicamente, foi enviado para cada franquia que participa da Liga.
Uma das diretrizes orienta que os jogadores e funcionários utilizem máscaras mesmo quando estiverem longe do ambiente de treino e jogo ao estarem perto de outros jogadores. Além disso, cada franquia seria obrigada a comunicar nomes de técnicos pessoais e outros profissionais que não participam do staff oficial.
Em caso de descumprimento dos protocolos sanitários, o jogador está sujeito a ações disciplinares por parte da NBA ou de sua franquia, incluindo advertência e aplicação de multa seguida de suspensão.
Vale lembrar que há dez dias, um dos grandes astros da NBA, James Harden, do Houston Rockets, recebeu uma multa de US$ 50 mil (R$ 260 mil na cotação atual) por violar os protocolos de combate ao novo coronavírus. Em vídeos que circulam nas redes sociais, o jogador aparece em uma festa sem praticar o distanciamento social e sem utilizar máscaras.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!