Alvo de inúmeras críticas por parte dos clubes nos últimos dias, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu aproveitar uma semana sem jogos nas competições nacionais para treinar os árbitros. A entidade usou instalações de um clube da Aeronáutica no Rio de Janeiro para treinar na prática 95 integrantes de seu quadro, entre árbitros, auxiliares e árbitros de vídeo. A informação foi divulgada pelo jornal ‘Estado de São Paulo’.
As atividades acontecem até a próxima sexta-feira (5) em dois turnos, com grupos se dividindo entre o Clube da Aeronáutica e o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). Há aulas práticas em campo – inclusive com orientação do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme –, e teóricas.
Além de simulações das situações reais de uma partida, a estrutura de VAR também foi montada no local, com uma cabine na beira do campo para consulta do árbitro e um contêiner em que ficam os árbitros de vídeo.
Treinamentos desse tipo deverão ser tornar comuns a partir de agora. De acordo com Seneme, diferentes grupos de árbitros serão levados ao Rio de Janeiro a cada duas semanas, incluindo aqueles que trabalham nas Séries C e D.
Crédito imagem: Joilson Marcone/CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo