Pesquisar
Close this search box.

No STJ, defesa de Robinho diz que pedido para cumprimento de pena no Brasil ofende a soberania

Em petição enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa do ex-atacante Robinho afirmou que o governo italiano não tem legitimidade para pedir que ele cumpra no Brasil a pena de nove anos de prisão por estupro coletivo aplicada pela justiça do país europeu. A informação foi divulgada pelo jornal ‘O Globo’.

Segundo os advogados de Robinho, o pedido ofende a soberania brasileira, é inconstitucional e não tem base em nenhuma lei ou tratado internacional.

O ministro Francisco Falcão, relator do caso, deu o prazo de cinco dias para a Embaixada da Itália se manifestar, caso deseje. Após a manifestação, a defesa de Robinho terá outros cinco dias para a tréplica. Depois será a vez do Ministério Público Federal (MPF) dar o seu parecer.

A defesa de Robinho afirma que a requisição para que o ex-jogador cumpra pena no Brasil se baseia em um acordo bilateral de extradição que entrou em vigor em 2017 e o estupro pelo qual ele foi condenado aconteceu em 2013. Além disso, afirmam que a soberania nacional será ofendida já que não se sabe quais os padrões foram utilizados no tratamento as provas.

Entenda o caso

Robinho foi condenado em última instância na Itália a cumprir uma pena de nove anos por estupro coletivo contra uma mulher albanesa. O crime teria acontecido em uma casa noturna de Milão, em 2013, quando ele defendia o Milan.

Quando foi condenado, Robinho estava no Brasil. O governo italiano pediu a sua extradição, mas o Brasil negou por conta que a Constituição Federal impede a extradição de brasileiros natos.

O governo italiano pediu então que a Justiça brasileira reconheça a condenação e que Robinho cumpra a pena no Brasil. O caso está no STJ, que irá analisar a legalidade do pedido.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.