No tênis também?

Não importa o tipo de esporte, o requinte dos torcedores (ou a falta dele) ou a plataforma. Ofensa é ofensa. Assim, quando a dupla de comediantes japonesa “A Masso” brincou com o fato de que a conterrânea tenista Naomi Osaka precisava “desencardir” (com uma alusão ao uso de água sanitária), não caiu bem. Na verdade, caiu muito mal.

De origem japonesa e haitiana, Naomi Osaka, de 21 anos, venceu o Australian Open deste ano (o segundo Grand Slam de sua carreira) e atualmente ocupa a quarta posição no ranking da Women’s Tennis Association. A brincadeira sem graça aconteceu durante uma aparição ao vivo (uma “live”) da dupla feminina de comediantes no domingo, mesmo dia em que Osaka venceu o Pan Pacific Open em Tóquio. Como se não bastasse, a dupla também brincou que ela estava “bronzeada demais”.

A dupla pediu desculpas, por meio de sua empresa-empresário, mas nem sequer mencionou o nome da tenista. Em vez disso, referiram-se à “pessoa específica” e ao “desconforto” causado pelos comentários. No website da empresa-empresário, Watanabe Entertainment Co Ltd., o pedido de desculpas também não menciona o nome de Osaka, apesar de afirmar que a dupla fora advertida da severidade do tema.

Esta não é a primeira vez que Osaka é alvo de comentários dessa natureza. Em janeiro, uma empresa japonesa de macarrão produziu uma campanha publicitária em que Osaka aparecia como uma personagem de desenho (mangá) com a tonalidade de pele muito mais clara. Após reclamações, a empresa tirou de circulação a campanha e afirmou que prestaria mais atenção ao respeito pela diversidade de suas campanhas publicitárias.

Também não é a primeira vez no tênis. As irmãs Venus e Serena Williams já se depararam com comentários racistas no decorrer de suas carreiras. Como dissemos acima, não importa o tipo de esporte, a falta de requinte dos torcedores ou a plataforma. Ofensa é ofensa.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.