Pesquisar
Close this search box.

Novas gestões no esporte têm investido em programa que atrai patrocinadores

Não é novidade para ninguém que os programas de integridade – compliance – já estão incorporados no dia a dia das grande empresas, principalmente as multinacionais, do mundo corporativo e essa situação faz com que as entidades esportivas que queiram seus investimentos ou patrocínios estejam também, de alguma forma, comprometidos com as boas práticas desses programas.

A cada dia que passa mais empresas que visam o esporte como uma oportunidade de marketing necessitam que os clubes, federações ou confederações estejam de acordo com as suas diretrizes de integridade, pois precisam, através de seus due diligence, que seus parceiros também sigam essas regras.

Para “conquistar” um patrocinador, hoje em dia, está mais complicado para as entidades esportivas, pois, além de necessariamente precisarem seguir a lei e coibir práticas de corrupção, algumas das grande empresas que investem no esporte estão exigindo dos seu parceiros um mínimo de compromisso ético e íntegro.

Existe, inclusive, entre outros programas de grandes marcas bem relacionadas, o Rating Integra, oriundo do Pacto pelo esporte. Esse programa é um acordo de empresas dispostas a patrocinar entidades esportivas, mas que, para isso, os clubes ou entidades que administram o esporte estejam comprometidos em seguir uma série de compromissos contra a corrupção, a lavagem de dinheiro e a favor de boa administração, transparência, ética e integridade.

A algum tempo falava-se sobre a impossibilidade disso acontecer no esporte, mas temos visto, além de vestires modernos e comprometidos com uma administração seria e transparente, que as patrocinadores também vem fazendo com que o “negócio” esporte também evolua sob o aspecto do compliance.

O caminho para o esporte chegar aonde precisa nessas questões de ética, integridade e transparência ainda é longo e árduo, mas com essas empresas incentivando as boas práticas em troca de investimentos certamente teremos sucesso no médio ou longo prazo.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.