O Lyon anunciou, nesta segunda-feira (20), um acordo com John Textor, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, para ser o novo sócio majoritário do clube. O empresário norte-americano vai adquirir 66,5% das ações do time francês e, futuramente, poderá ter até 88,55%. A expectativa é de que ele invista 86 milhões de euros (R$ 469 milhões).
De acordo com o comunicado oficial do Lyon, a Eagle Football Holdings, fundo administrado por John Textor, vai comprar as partes da Pathe SAS e IDG Capital. No futuro, o empresário também adquirirá a fatia da Holnest, pertencente à família de Jean-Michel Aulas, que é dono do clube desde 1987.
Aulas permanecerá como diretor-executivo (CEO) do Lyon pelas próximas três temporadas. Além disso, ele vai integrar a Eagle Football Holdings e trabalhar junto com John Textor.
O empresário norte-americano trata o Lyon como o “epicentro” do seu projeto no futebol.
“O projeto que descobri em Lyon com Jean-Michel Aulas e todas as suas equipes estará no epicentro da nossa nova organização e dos nossos investimentos ao serviço do futebol mundial. O Lyon será a pedra angular do nosso projeto”, declarou.
No futebol, Textor já possui participação de 40% do Crystal Palace, da Inglaterra, 90% do Botafogo e 80% do RWD Molenbeek, da Bélgica.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!