O jornal Marca divulgou nesta sexta-feira (19) detalhes sobre o possível novo formato da Champions League que poderá ser aprovado pela Uefa em março.
De acordo com o jornal espanhol, a partir da edição de 2024, o número de participantes passaria de 32 para 36 clubes e ao invés da fase de grupos, as equipes estariam dividas em níveis. Dessa forma, os times considerados mais fortes enfrentariam adversários da mesma categoria, embora joguem também contra adversários inferiores.
A quantidade de partidas ainda não está definida, mas espera-se que dois times se enfrentem apenas uma vez na primeira fase de maneira aleatória. Por conta do calendário, não haveria confrontos de ida e volta.
Depois disso, os oito melhores dessa primeira fase garantiriam vaga nas oitavas de final, e a outra metade seria decidido em uma eliminatória. Assim, os times considerados “gigantes” se enfrentariam mais vezes, no mínimo em seis oportunidades.
A ideia de mudar o formato atual da Champions League surgiu como uma tentativa de desestimular a criação de uma Superliga Europeia, projeto encabeçado pelo Manchester United e Liverpool e que conta com apoio de outros gigantes do futebol europeu.
Segundo a mídia europeia, a UEFA criou uma comissão que já teria entrado em contato com clubes menores, faltando apenas convencer os grandes a aceitaram o novo projeto. O presidente da entidade, Aleksander Ceferin, deverá se reunir nas próximas semanas com o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, um dos maiores apoiadores da Superliga Europeia.
Crédito imagem: getty images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!