Em entrevista ao ‘ge’, o novo ministro do Esporte, André Fufuca, disse que a pasta terá uma diretoria ligada aos eSports. A medida segue a linha contrária da antecessora do setor, Ana Moser, que chegou a afirmar que os esportes eletrônicos disputados competitivamente não poderiam ser considerados esportes, mas sim entretenimento.
Fufuca reconheceu que a indústria dos esportes eletrônicos está em franco crescimento e movimenta uma grande quantidade de dinheiro, fatores esses que motivaram a criação da diretoria.
“Tenho uma visão um pouco diferenciada em relação a esse assunto. A gente considera, sim, os esports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser”, disse Fufuca.
Recentemente, o Brasil foi palco de eventos mundiais de Esports, como o Major de CS:GO no Rio de Janeiro de 2022, a IEM Rio em 2023 e o Lock In de VALORANT, também neste ano.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!