Buscando criar um canal de comunicação permanente entre alunos de direito e profissionais da área do direito desportivo, o Lei em Campo estreará na próxima quinta-feira, 15 de outubro, às 17 horas, o programa ‘Lei em Campus’.
Toda semana um convidado diferente de um centro de estudo de alguma faculdade ou especialista da área participará das discussões que abordará temas acadêmicos, do dia a dia do profissional de direito desportivo ou do momento atual, buscando esclarecer dúvidas e criar reflexões.
Letícia Saldanha do Rio de Janeiro, Pedro Botelho de Belo Horizonte, Gustavo Goes de São Paulo e Guilherme Sales de Salvador, irão comandar o programa que vai ao ar às quintas-feiras no canal do Lei em Campo no YouTube.
O primeiro convidado será o professor, advogado especializado em direito esportivo e colunista do Lei em Campo, Wladimyr Camargos, que vai falar sobre o ensino do direito desportivo nas universidades.
“O Lei em Campo é um projeto que nasceu da ideia de amplificar a discussão sobre assuntos em que direito e esporte se relacionam. E vejo como ela cresceu desde a nossa entrada, com mais especialistas tendo espaço para explicar questões importantes do esporte. Mas essa ideia ganha ainda mais peso com a participação dos alunos da área. O programa será um canal permanente de contato entre o meio universitário e a área do Direito Esportivo”, disse Andrei Kampff, advogado, jornalista e um dos idealizadores do Lei em Campo.
Para Letícia Saldanha o programa terá grande importância pois será um espaço que dará voz aos estudantes da área.
“São raros os espaços que dão voz para esse público interessado no estudo do direito desportivo que é formado por universitários e que cresce cada vez mais. Falta um pouco de incentivo aos estudantes de direito que querem começar o estudo da disciplina. Dessa forma, o programa será importante não só para os universitários aprenderem, mas também para incentiva-los ao ver que ali eles têm um espaço que dá voz a eles”, destacou.
“A confluência entre a universidade e o dia a dia da área traz avanço para o desenvolvimento desta como um todo, e todo mundo que atua no direito desportivo tem a ganhar com a expansão e compartilhamento do conhecimento”, completou Gustavo Goes.
A busca pelo conhecimento, debates de ideias e conversas com especialistas já conceituados no direito desportivo são os pilares da motivação dos participantes.
“Minha motivação é sempre aprender um pouco mais e poder contribuir também com o direito desportivo, tenho o desejo de atuar nessa área e espero tornar isso realizado”, disse Guilherme Sales.
“Vou poder trazer a experiência que vivo desde a fundação do Grupo de Estudos de Direito Desportivo da USP para mais gente. O esquema de trazer convidados especialistas foi como construímos o grupo durante minha graduação e me possibilitou a crescer como estudante e profissional da área. Trazer um pouco dessa experiência para que mais gente possa ouvir e aprender é o principal desafio para mim”, afirmou Gustavo Goes.
“O fato de ter um espaço onde eu, como estudante, posso ter contato direto com especialistas, pessoas que admiro e que acompanho para esclarecer minhas dúvidas, debater e aprender sobre o direito desportivo, poder servir de exemplo de alguma forma para que mais estudantes tenham vontade de iniciar os estudos da disciplina são coisas que me motivam”, destacou Letícia Saldanha.
“A possibilidade de oferecer ao público universitário uma conexão direta com o cotidiano do Direito Desportivo, materializado na participação dos mais renomados profissionais da área, é o que mais me motiva. Assuntos diversos serão tratados com a profundidade que merecem e com uma perspectiva voltada à comunidade acadêmica, algo que, em muitas ocasiões, ainda não se observa”, finalizou Pedro Botelho.
O programa estreia amanhã, 15 de outubro, às 17 horas, no canal Lei em Campo no YouTube.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo