A Premier League divulgou nesta terça-feira (5) o resultado da última rodada de testes realizadas entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro. O resultado? Um novo recorde. Um total de 40 casos positivos de Covid-19 entre jogadores e membros da comissão técnica das equipes.
Os resultados são preocupantes quando comparados aos da última semana. Na bateria realizada entre os dias 21 e 27 de dezembro, 18 pessoas testaram positivo para a doença, o maior número até então. Apesar do avanço expressivo da doença, o Lei em Campo já contou que a PL e a EFL se mantem confiantes com os protocolos adotados e que a temporada não deverá sofrer nenhum tipo de paralisação.
“Com números baixos de testes positivos na esmagadora maioria dos clubes, a Liga mantém a confiança nos protocolos relacionados com a covid-19, totalmente apoiados pelo Governo, para que permitam a realização dos jogos como calendarizados”, diz a nota da Premier League.
Com quase metade do campeonato realizado, quatro partidas foram adiadas por conta de surtos nos clubes. Todos os adiamentos aconteceram a partir de dezembro, quando a nova variante da Covid-19 foi detectada: Newcastle x Aston Villa (4/12), Everton x Manchester City (28/12), Tottenham x Fulham (30/12) e Burnley x Fulham (3/1).
O resultado é anunciado um dia após o primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, anunciar um lockdown nacional, um confinamento total na luta contra a propagação da doença que vêm sendo impulsionado pela nova variante do coronavírus. Apenas a elite do esporte profissional do país manterá suas competições em disputa.
Desde o Natal, ao menos 50 jogos das quatro divisões do futebol inglês foram adiados por conta da doença. Os principais clubes afetados pela doença são os da League One e League Two, terceira e quarta divisão respectivamente, que tiveram dezenas de partidas adiadas e centros de treinamentos fechados para conter diferentes surtos nos elencos.
Crédito imagem: PA Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!