A Fifa divulgou na manhã desta terça-feira (2) o Relatório de Balanço Competitivo Global 2020, na qual detalha as estruturas de competição em cada uma das 211 associações-membro da entidade.
O documento oferece um relato baseado em dados de como as competições nacionais se desenvolveram nos últimos anos. Isso é refletido através de dois indicadores: o número de campeões recentes e a diferença de pontos na classificação final.
“Só olhando para trás podemos saber como seguir em frente, e este relatório fornece uma visão abrangente da história recente das competições em todo o mundo, retratando onde a competitividade está prosperando, no caminho certo ou precisando de estímulo”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sobre o relatório.
Ao fazer essa análise, a Fifa criou um conjunto de dados para ser usado como base pelos organizadores das competições para buscar um equilíbrio competitivo saudável e incentivar um desenvolvimento técnico geral dentro de cada cultura do futebol.
O principal objetivo da entidade entre 2020 e 2023 é tornar o futebol verdadeiramente global e desafiar a hegemonia do futebol tradicional, fornecendo a cada associação membro as ferramentas e estruturas de apoio necessárias.
“Tornar o esporte global significa melhorar o jogo em todos os cantos do planeta, de modo que haja pelo menos 50 seleções e 50 clubes nas confederações com uma chance real de se tornarem campeões mundiais. É o que o esporte precisa e o que o mundo quer ver”, concluiu Infantino.
O relatório está disponível para consulta no site da Fifa.
Crédito imagem: Divulgação/Fifa
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!