O tema “apostas esportivas” não é uma novidade na indústria do esporte, entretanto, as discussões sobre o assunto cresceram nas últimas semanas, com o posicionamento do governo federal sobre a tributação das apostas, a possível edição de MP das Apostas Esportivas e, até mesmo, a notícia de que um jogador de futebol apostou na sua própria equipe.
Embora a agenda nacional sobre apostas esportivas já esteja suficientemente movimentada, a imprensa internacional divulgou decisão da Premier League sobre as casas de apostas enquanto patrocinadoras dos clubes participantes da competição inglesa.
Antes de tratar da decisão da Premier League, propriamente, há um dado atual e relevante sobre a questão dos patrocínios e das casas de apostas no Brasil, que merece destaque.
De acordo com o site Máquina do Esporte[1], dezenove dos vinte clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF, são patrocinados por casas de apostas. Em onze clubes, as casas de apostas ocupam “o espaço mais nobre” das camisas dos clubes, na condição de “patrocinador máster”.
A relação entre apostas e esportes não é um tema simples, definitivamente. Existem respeitáveis opiniões de todos os lados: daqueles que consideram as apostas esportivas uma ameaça à integridade do esporte e daqueles que não vislumbram nas apostas esportivas qualquer problema.
De volta ao tema anunciado alhures, o fato é que a Premier League divulgou um acordo celebrado, voluntariamente, entre os clubes que a integram, no sentido de proibir que as casas de apostas ocupem a posição de patrocinador frontal das camisas de jogos das equipes inglesas a partir da temporada 2026/2027, com o objetivo de reduzir a sua publicidade.
A medida adotada pela Premier League foi pioneira no Reino Unido e, de acordo com a nota oficial[2], decorre de extensa consulta envolvendo a própria liga, seus clubes e o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do trabalho governamental sobre a atual legislação de apostas. A Premier League ainda informa que está trabalhando com outros esportes no desenvolvimento de um novo código para o patrocínio responsável de casa de apostas.
Independentemente da posição de cada um sobre a relação entre esporte e apostas, a relevante medida adotada pela Premier League faz refletir sobre algo que parece inevitável no movimento esportivo global, que é a efetiva inclusão das apostas esportivas na agenda da atividade de autorregulação das entidades desportivas, de todas as modalidades e em todos os lugares do mundo, com o objetivo de preservar os valores do esporte, especialmente a ética e a integridade.
E qual seria o modelo ideal de autorregulação? Façam suas apostas!
Até a próxima.
Crédito imagem: West Ham
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
[1] https://maquinadoesporte.com.br/futebol/com-novibet-no-fortaleza-19-times-da-serie-a-contam-com-patrocinio-de-casas-de-apostas/#:~:text=Desses%2C%2011%20são%20patrocinadores%20másteres,Paulo%20(Sportsbet.io). acesso em 24 de abril de 2023.
[2] https://www.premierleague.com/news/3147426 acesso em 24 de abril de 2023.