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O carnaval fantasiado de esporte

“Vejam esta maravilha de cenário

é um episódio relicário

que o artista num sonho genial

escolheu para este carnaval”¹

Os desfiles das escolas de samba, manifestações carnavalescas típicas do Brasil que despontam nas mídias uma vez por ano, têm uma característica semelhante a uma das principais características do esporte, a competição. Entretanto, como já abordamos no texto “Desfile de escola de samba é esporte?”² publicado em 8 de março de 2019, nem toda competição em que há atividade física é esporte.  O carnaval pode ser fantasiado de esporte no carnaval?

Voltamos a utilizar o conceito do professor espanhol Gabriel Ferrer³, “carnavalesco dos devaneios esportivos”,  buscando delimitar o que é esporte do que não é, tomando por base que apenas a “atividade física institucionalizada que supõe uma supérflua confrontação ou competição consigo mesmo ou com um elemento externo” poderia ser considerada esporte, ou seja, atividade física humana precisa ser competitiva. E claramente não é esta a competição que há no desfile das escolas de samba.

Ressaltamos que a competição carnavalesca, seja a carioca ou a paulista, possui nove quesitos para a avaliação da agremiação vencedora: comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, e evolução (módulo dança); bateria, samba-enredo e harmonia (módulo música); e enredo, fantasia e alegoria (módulo visual). Ainda que os quesitos do módulo dança possam ser visualizados como primos dos balizadores de esportes artísticos, caso da patinação no gelo ou da ginástica artística, não há como admitir a mesma visualização dos critérios do módulo música e, especialmente, do módulo visual.

O módulo música tem os seguintes critérios: “A) Quesito Bateria – A Bateria na Escola de Samba é o grupo que sustenta, com vigor, o ritmo e o andamento (cadência) propostos para o desfile. A Bateria de uma Escola de Samba é formada por dois grupos de instrumentos. São considerados instrumentos básicos: Surdos, Caixas, Repiques, Tamborins e Chocalhos. Todos os demais instrumentos são considerados instrumentos complementares; B) Quesito Samba-Enredo  –  O Samba de Enredo é a interpretação musical do Enredo proposto pela escola para o desenvolvimento do seu desfile. Assim, o Samba de Enredo deve contar o que diz o Enredo. Ele também tem como função fazer com que toda Escola de samba seja capaz de cantá -lo. É um quesito dividido didaticamente em dois subquesitos: letra e melodia. Cada um tem uma avaliação dentro do Quesito; C) Quesito Harmonia – Entrosamento do canto dos componentes com ritmo proposto pela bateria e clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais.”⁴ Tendo em vista os critérios de avaliação do módulo música, já não é possível considerarmos os desfiles das escolas como esporte. Se fosse possível, uma competição de calouros ou um festival de música seria esporte.

Por fim, o módulo visual tem os seguintes critérios: “A-) Quesito Enredo – Em uma Escola de Samba, o Enredo é a peça literária (tema Central) que, por meio de pesquisa, dá origem à montagem do desfile, visando transmitir a ideia proposta para sua apresentação. É o conteúdo em que a narrativa se constrói. É a trama, é a sequência dos fatos, são as situações vividas pelos personagens durante o desenrolar dos fatos narrados no respectivo texto(…); B-) Quesito fantasia – O Carnaval é sonho, ilusão e fantasia!!!!! As fantasias são criações artísticas carnavalizadas, compondo o corredor visual da Escola de Samba.; C-) Quesito alegoria – No desfile das Escolas de Samba, a Alegoria é a representação plástica sobre rodas, tem a função de ilustrar e dar a beleza necessária para o desenvolvimento do Enredo, apresentado pela Escola de Samba, inclusive os componentes humanos: Destaques e Composições que fazem parte dos carros alegóricos e elementos cenográficos. Define-se como as alegorias: Carros alegóricos e elementos cenográficos.”⁵ Com a simples leitura dos critérios de avaliação do módulo visual, não nos resta nenhuma dúvida da impossibilidade técnica de considerar os desfiles das escolas como esporte. Onde está a atividade física humana competitiva olhando estes quesitos? Competição de quadros artísticos seria uma competição esportiva?

O desfile das escolas de samba até pode ser fantasiado de esporte no carnaval, mas continuará sendo… Carnaval!

E feito o carnaval, a polêmica que ressurgirá todos os anos na sexta-feira com o desfile das primeiras escolas de samba do grupo especial de São Paulo, irá sucumbir em cinzas na quarta-feira com o anúncio da escola campeã do grupo especial do Rio de Janeiro, restando para o esporte no desfile das campeãs apenas o lendário samba da Império Serrano de 1965  escrito pela genial Dona Ivone Lara…

“Lara…

Carnaval

Doce ilusão

Dê-me um pouco de magia

De perfume e fantasia

E também de sedução”⁶

……….

1 – samba-enredo da escola de samba Império Serrano de 1964

2 – https://leiemcampo.com.br/desfile-de-escola-de-samba-e-esporte/

3 – FERRER, Gabriel Real. Derecho Público del Deporte. Madrid: Civitas, 1991

4  e 5 – Manual do Julgador 2020 da Liga das Escolas de Samba de São Paulo

6 – samba-enredo da escola de samba Império Serrano de 1965

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