Pesquisar
Close this search box.

O Catar irá descobrir a América?

“Senhor, porque sei que terá prazer na grande vitória que Nosso Senhor me concedeu em minha viagem, escrevo-lhe esta, pela qual saberá como em 33 dias passei das ilhas de Canária para as Índias, com a armada que os ilustríssimos rei e rainha nossos senhores me concederam, onde encontrei muitas ilhas povoadas com gente sem número; e de todas elas tomei posse por Sua Alteza com pregão e bandeira real estendida, e não me contradisseram.”

O início da carta de Cristóvão Colombo anunciando que descobrira a América, em 1492, poderá ser utilizado pelo treinador da seleção de futebol do Catar para o emir do país após a Copa América de 2019, organizada pela Conmebol? O pequeno – mas economicamente poderoso – país árabe participará pela primeira vez do torneio mais importante e antigo de seleções da região sul-americana, oportunidade valiosa para dar experiência à equipe que jogará a próxima Copa do Mundo em casa, em 2022. Os confrontos da primeira fase serão contra Argentina, Colômbia e Paraguai.

Mas se o Catar não está vinculado à Conmebol, como disputará a competição? O Regulamento da Copa América dispõe no artigo quem são os participantes da competição e quais os critérios utilizados:

“El ‘Campeonato Sudamericano Copa América’ es una competición deportiva organizada por la Confederación Sudamericana de Fútbol (Conmebol) en la cual participan las asociaciones nacionales miembro de la CONMEBOL a través de sus mejores equipos representativos.

Con ocasión de cada campeonato, el Comité Ejecutivo podrá invitar a dos asociaciones nacionales pertenecientes a otras Confederaciones, reconocidas por la FIFA.”

Assim, é possível observar que o Catar foi convidado a participar da edição 2019. O outro convidado da próxima edição é o Japão, que já disputou o torneio antes. Mas como essa é uma competição que credencia uma seleção para a Copa das Confederações de 2021, também no Catar, caso o título seja de uma dessas equipes, como será preenchida a vaga do torneio de campeões organizado pela FIFA? O próprio artigo citado anteriormente indica:

“El equipo representativo que resulte campeón de la CA2019 o en su defecto, el equipo sudamericano que alcance la mejor posición, será la selección nacional representante de la Conmebol en la Copa Confederaciones de la FIFA a llevarse a cabo en Catar en 2021.”

Portanto, o Catar, e também o Japão, mesmo ganhando o título, não representarão a Conmebol na próxima Copa das Confederações nem terão outro benefício. Assim, ainda que o Catar possa descobrir e até conquistar a América, algo tão improvável quanto encontrar água no deserto, mas possível, como na região catari de Khor Al Udeid, o final do trecho da carta de Colombo citado no começo desta coluna não terá sentido. Será mais fácil a América descobrir e conquistar o Catar, especialmente o ouro de 2022, do que o inverso, pois a gente destas terras pode até não ter número, pode até deixar estender a outra bandeira real na final, mas, por regulamento, já antecipa que, se ganhar, foi apenas uma miragem!

……….

Foto: Divulgação/Qatar Football Association.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.