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O discreto charme da burguesia

“O discreto charme da burguesia” (1972) é um filme de Luís Buñuel que critica de forma satírica a frivolidade e a superficialidade do gênero burguês. A película possui uma característica singular: um grupo de seis homens e mulheres burgueses tentam inúmeras vezes se reunir para jantar, mas sempre são interrompidos por algum fato inusitado.

Outros burgueses também tiveram interrompido o sonho de abocanhar milhões de dólares com uma nova competição. Trata-se dos clubes mais ricos da Europa, que foram forçados a abandonar o projeto de ganharem ainda mais dinheiro no mundo do futebol através da Superliga europeia.

Isto porque a formatação do torneio da Superliga ganhou um viés elitista, provocando um efeito adverso proporcional à ganância e arrogânciados seus criadores: o repúdio de todos os segmentos do futebol.

Se os fundadores da Superliga tivessem criado uma entidade paralela à UEFA, com a adesão dos demais clubes, possivelmente teriam obtido êxito, uma vez que a UEFA também não é nenhuma santinha nessa estória. Ela deixou de ser uma entidade administrativa para tornar-se um órgão extremamente político.

Com isso, a UEFA (assim como a própria FIFA) ao fazer politica, onerou desnecessariamente o custo das competições, reduzindo a margem de lucro de todos os clubes, além de monopolizar o mundo do futebol.

O mote da Superliga, portanto, deveria ter sido outro: o de libertar os clubes das amarras impostas pelas federações internacionais, dando à iniciativa um viés democrático, em contraposição ao autoritarismo das federações.

Assim, a exemplo do que aconteceu no mundo do tênis, em que os próprios tenistas resolveramadministrar as competições em que atuam, a Superliga poderia ter dado esse salto gigantesco na democratização do futebol.

Entretanto, os objetivos do grupo eram outros. Diferentemente do título do filme de Buñuel, a burguesia da bola não foi discreta e muito menos charmosa.

Com efeito, seus integrantes disseram abertamente que o que queriam mesmo era aumentar seus lucros e se afastar das equipes de menores recursos. Além disso, buscavam impedir o rebaixamento dos clubes fundadores, retirando todo o charme da disputa que envolve o futebol.

No filme, um dos burgueses é o embaixador dafictícia República Sul-Americana de Mirandana França, em que numa de suas falas, extrai-se a síntese do pensamento burguês:Nunca haverá um sistema que dará algum refinamento social às classes mais pobres. Mas não sou um reacionário, vocês me conhecem.

Distanciamento da plebe e hipocrisia foram precisamente a marca dos comunicados emitidos pela Superliga: ao mesmo tempo em que criaram um verdadeiro clube do bolinha, chegaram hipocritamente a dizer que queriam salvar o futebol e ajudar as agremiações com menos dinheiro

Outro momento curioso do filme dá-se na ocasião em que um dos personagens sonha que finalmente começariam a jantar, quando, no exato momento em que iniciariam a refeição, abre-se uma cortina e descobrem que estão na verdade no palcode uma peça teatral. Atordoados, não sabem o que falar e são fortemente vaiados pelo público presente.

Metaforicamente, a situação é muito parecida com os dirigentes da Superliga, pois não conseguiram criar um canal de comunicação com seus torcedores, deixando de construir uma narrativa que legitimasse a sua atitude, o que redundou em serem apulpados pelo seu próprio público.

Eis uma questão importantíssima: A imperiosidade de que o poder se legitime perante a sociedade. A Superliga esqueceu-se desse pontocrucial. Quis impor sua força sem querer legitimar-sejunto da comunidade esportiva.

Habermas, ao tratar da legitimação das normas jurídicas, por exemplo, diz que a sua legitimação encontra fundamento numa moral convencional,onde a autoridade deve se sustentar, sendo necessário, portanto, que exista um entrelaçamento entre direito e moral.

Embora juridicamente viável, a Superliga não era legítima pois essa conexão entre direito e moralnão se fez presente. De fato, a moral convencionaldo esporte é da plena competitividade das equipes, com a ampla participação de todos, onde o mais fraco deve ter a chance de tentar vencer o mais forte.

Entretanto, esse fato foi ignorado pela Superliga, o que a deslegitimou perante todos, principalmente seus torcedores. A propósito, seus dirigentes esqueceram-se que precisavam do apoio de sua torcida, que em última análise é que banca o futebol. Sem esse pilar de sustentação, o todopoderoso edifício da Superliga ruiu em.48 horas…

“O discreto charme da burguesia” termina com os seis burgueses caminhando a esmo por uma estrada, significando simbolicamente que sua forma de agir os deixou completamente perdidos, sem um rumo a tomar em suas vidas superficiais e insensíveis aos problemas do mundo.

A Superliga, efêmera como um filme, também acabou assim.  

Seus protagonistas terminaram totalmente desorientados, com cada qual indo para um lado, onde todos se esquecerem do principal lema da vida em sociedade:

Todos nós dependemos uns dos outros.

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