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O estádio do Corinthians volta a se chamar Arena Corinthians? Breves considerações sobre mudanças e questões contratuais na negociação entre o Clube brasileiro e a NFL.

Por: Giovanna Pescador Franco¹ e Rafaela Keller Favero²

INTRODUÇÃO

No final de 2023 a Neo Química Arena, estádio do Sport Club Corinthians Paulista, foi escolhida para sediar a primeira rodada da temporada da NFL de 2024, que será realizada na próxima sexta-feira, 06 de novembro de 2024, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. O time brasileiro receberá mais de US$ 500 mil (R$ 2,4 milhões) com a negociação de empréstimo de seu estádio à liga norte-americana.

A iniciativa da Liga de Football Norte-Americana de expandir o esporte para além da parte de cima do continente resultou em diversas etapas que a casa do Time do Povo precisou passar, concorrendo até mesmo com renomados campos, como o Santiago Bernabéu em Madri, Espanha, por exemplo.

Além da Arena possuir o maior campo e boa estrutura no geral para torcida, ainda há a fator proximidade com o Metrô que foi muito importante na escolha do estádio.

MUDANÇAS

  1. Naming Rights

Para a realização da partida, serão necessárias algumas alterações, como por exemplo os naming rights do estádio.

Apenas para contextualização, em setembro de 2020 o grupo Hypera Pharma comprou os direitos de nome da Arena Corinthians até 2040, entretanto, o grupo farmacêutico possui tais direitos apenas durante as competições nacionais e tradicionais de futebol.

Isso significa que, desde a última segunda-feira (02 de setembro de 2024), a NFL estará em posse do estádio, passando a ser chamado apenas por Arena Corinthians e não por Neo Química Arena, já que o grupo optou por não comprar os direitos de tal competição (NFL).

No entanto, não há motivo para desespero na torcida do Corinthians, já que o acordo firmado em R$300 milhões permanece em vigor e o estádio voltará a ser chamado de Neo Quimica Arena logo após a partida.

Nesse sentido, fato é que os naming rights se tornaram além de uma estratégia de marketing para as marcas que os adquirem, mas uma importante fonte de receita para os clubes brasileiros, mas não para por aí.

Eventos, espaços e até mesmo estações de metrô já adotaram essa prática que já se provou extremamente vantajosa ao longo do tempo. Ao ceder um espaço tão importante, como o nome, para uma empresa, forma-se uma parceria em que o “objeto” de destaque divulga naturalmente seus serviços ou produtos.

É certo dizer que essa prática é seguida por grandes Clubes de futebol do mundo. A título de exemplo no Brasil, o Clube Athlético Paranaense foi o pioneiro no Brasil ao assinar o contrato com a empresa Kyocera Mita América em 2005.

Considerando os benefícios que a parceria pode trazer para as partes parece irreal a Hypera Pharma se recusar a ter seu nome vinculado a NFL, sendo a única das empresas a não ter seu nome divulgado pela liga por questões contratuais.

Entretanto, essa pseudo rejeição posta no contexto é válida, já que se fosse o caso, mesmo ao receber a proposta dos Norte-Americanos para expandir seu nome internacionalmente, a farmacêutica poderia ter entendido como um custo e exposição desnecessária e infrutífera, uma vez que seu mercado é local, diferentemente de outras empresas que aceitaram o valor acordado.

 Nesse contexto, vale mencionar que especialistas apontam que as “blackout dates”, ou seja, os dias em que a companhia abre mão de seus direitos, como no contrato entre a Hypera Pharma e o Corinthians podem gerar um incômodo a longo prazo, no entanto, por ser uma prática ainda nova no Brasil, e essa situação inédita, não há como afirmar que de fato haverá complicações contratuais, já que as partes parecem confortáveis com a situação.

  1. Estrutura

A respeito da estrutura, a NFL trabalha para que o estádio tenha capacidade para 50 mil pessoas, cerca de 2 mil torcedores a mais do que a capacidade atual. Para isso serão adicionadas arquibancadas móveis nos setores superiores e o esperado é que elas se mantenham lá após a partida já que o Clube já declarou publicamente seu interesse de aumentar a capacidade há algum tempo.

Para isso serão utilizadas arquibancadas da mesma forma como ocorreu na abertura da Copa do Mundo de 2014, mas em menor escala, sendo todas essas mudanças custeadas pela liga.

A Arena Corinthians receberá também adesivos dos times que se enfrentarão, bem como da NFL, na área externa, ativações e brindes serão oferecidos como experiências para os torcedores.

Dentro de campo também veremos mudanças. Serão realizadas marcações a cada jarda; as “end zones” receberão os nomes e cores dos Packers e Eagles; os bancos de reserva serão removidos, já que cada equipe ocupará um lado do campo, e as traves tradicionais dos gols darão espaço para as traves do futebol americano, os “field goals”. A marcação das laterais também serão alteradas, já que, enquanto nos jogos do Campeonato Brasileiro o gramado possui 68 m de largura, nas partidas da NFL a marcação é de 48,75 m.

Esse tema foi, inclusive, recentemente, motivo de discussão durante a Copa América realizada nos Estados Unidos, em que a Conmebol precisou diminuir a largura do campo nas partidas de futebol, considerando que os campos dos estádios das franquias da NFL são adaptadas para o futebol americano.

iii. Uniforme

Não será apenas o estádio que terá que lidar com mudanças e adaptações. Os Eagles terão que adaptar os seus uniformes, que possuem a predominância de verde na composição.

A razão para isso é que a cor verde em grande escala seja evitada pelo Philadelphia Eagles, mandante da partida, devido à rivalidade histórica entre o Corinthians e o Palmeiras, cuja cor principal é o verde.

Para evitar qualquer conflito visual, e respeitar o torcedor do Corinthians, o clube solicitou, por meio de  conversas informais que o atual presidente Augusto Melo teve com os dirigentes das franquias americanas, com quem possui ótima relação, que a cor verde não fosse destacada no estádio, resultando em uma mudança histórica no design do uniforme na partida da NFL, com o capacete preto e blusa branca – assim como os donos da casa.

Vale mencionar que não foi uma exigência do Corinthians para a negociação, mas após o negócio fechado, o dirigente ouviu o torcedor e levantou a hipótese e explicou a situação ao Philadelphia Eagles que abraçou a oportunidade de inovar. Os Packers, que também possuem verde como principal cor, todavia, manterão seu uniforme tradicional, visto que o Time do Povo também recebe visitantes usando verde, evidenciando que a questão se limita ao mandante.

CONCLUSÃO

Para os amantes de esportes que aqui estão, é impossível não se encantar com o enorme passo que a National Football League deu, ao trazer um dos esportes mais assistidos, e que mais geram receita do mundo, para o Brasil, um dos países que mais o consomem atualmente.

Estudar os impactos, as mudanças contratuais com patrocinadores, direitos de imagem ou até mesmo questões econômicas que essa iniciativa trará é um privilégio para a geração atual e não será desperdiçada.

Crédito imagem: Vinicius Alves / Agência Corinthians

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¹ Graduanda de Direito pela UNIFESP e Membra do grupo de estudos GEDDE MACK ;

² Graduanda em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenadora do grupo de estudos GEDDE MACK.

REFERÊNCIAS:

Estádio do Corinthians completa uma década de vida neste sábado; veja números, fatos e curiosidades. EXAME. São Paulo, 18 de maio de 2024. Disponível em: https://exame.com/esporte/estadio-do-corinthians-completa-uma-decada-de-vida-neste-sabado-veja-numeros-fatos-e-curiosidades/. Acesso em: 01 de setembro de 2024.

LAURENCE, Felipe. Neoquimica Arena receberá NFL e usará partida como vitrine para atrair novos eventos globais. VALOR ECONÔMICO. São Paulo, 15 de agosto de 2024. Disponível em: Neo Química Arena receberá NFL e usará partida como vitrine para atrair eventos globais | Empresas | Valor Econômico (globo.com). Acesso em: 02 de setembro de 2024.

NFL: Eagles ‘abandona’ verde e adota cores do Corinthians para partida no Brasil. ESTADÃO, Conteúdo. São Paulo, 30 de agosto de 2024. Disponível em: NFL: Eagles adota cores do Corinthians para partida no Brasil (uol.com.br). Acesso em: 01 de setembro de 2024.

BRAGA, Marcelo. Corinthians vai receber bolada para sediar jogo da NFL em 2024; veja valores. GLOBO ESPORTE. São Paulo, 20 de dezembro de 2023. Disponível em: Corinthians vai receber bolada para sediar jogo da NFL em 2024; veja valores | corinthians | ge (globo.com). Acesso em: 01 de setembro de 2024.

Ferreira, Lucas. NFL no Brasil: veja o que vai mudar no estádio do Corinthians para o jogo de futebol americano. R7. São Paulo, 06 de agosto de 2024. Disponível em: NFL no Brasil: veja o que vai mudar no estádio do Corinthians para o jogo de futebol americano – R7 Esportes. Acesso em: 01 de setembro de 2024

Por que o estádio do Corinthians foi escolhido para receber o jogo da NFL em SP?. INFOMONEY. São Paulo, 17 de junho de 2024. Disponível em: Por que o estádio do Corinthians foi escolhido para receber o jogo da NFL em SP? (infomoney.com.br). Acesso em: 02 de setembro de 2024.

Veja quanto Corinthians vai receber para ceder Neo Química Arena à NFL. UOL. São Paulo, 06 de março de 2024. Disponível em: Quanto Corinthians vai receber para ceder Neo Química Arena à NFL (uol.com.br). Acesso em: 02 de setembro de 2024.

MSN ESPORTES. Por que a Neo Química Arena é o único estádio que não tem naming rights divulgados pela NFL? Disponível em:

https://www.msn.com/pt-br/esportes/other/por-que-a-neo-qu%C3%ADmica-arena-%C3%A9-o-%C3%BAnico-est%C3%A1dio-que-n%C3%A3o-tem-naming-rights-divulgados-pela-nfl-entenda/ar-AA1pFL0e?ocid=BingNewsVerp. Acesso em: 03 de setembro de 2024.

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