O futebol 2020 já começou

Com o fim do campeonato brasileiro de 2019, para todas as equipes do Brasil,  com exceção do Flamengo, que está focado no mundial de clubes, 2020 já começou.

Esse é o momento do ano que os gestores do futebol de enxugar as lágrimas, sejam elas de felicidade ou de tristeza, e começar a planejar, conforme as suas realidades financeiras e esportivas, o ano que está por vir.

Uma das fases mais trabalhosas e importantes das instituições esportivas está apenas começando. Agora, sem as competições esportivas de dentro do campo, sobraram as competições contábeis, financeiras, eleitorais, a compra e venda de atletas.

Muitos torcedores não acompanham o dia a dia desta época, mas é agora que serão determinados os próximos anos dos clubes. Eleições, troca de técnico, formação do plantel, transferências de atletas, planejamentos financeiros, reformas em CTs ou estádios, etc. Tudo que, sendo feito hoje, impactará diretamente no calendário de 2020.

Quem sai? Quem fica? Focar em qual campeonato? E o técnico?

O futuro dos clubes depende muito de quem está à frente deles e de que forma as suas direções se posicionarão diante dos desafios de dentro e fora de campo.

Com algumas poucas exceções, o futebol brasileiro, nesse ano, mostrou estar na direção certa, sob o aspecto da gestão. Gestores sérios, profissionais e preocupados com transparência e integridade conseguiram transformar os seus clubes tanto dentro quanto fora das quatro linhas.

Que os bons exemplos de 2019, como Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Fortaleza, Bahia, etc sejam seguidos e que o nosso futebol de 2020 seja ainda mais organizado e profissional.

Vamos acompanhar e torcer.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.