Pesquisar
Close this search box.

O jogo mudou: Inovação e comunicação no futebol

O futebol não é um setor inovador por natureza, porém, com o passar dos anos e com a diversidade de torcedores aumentando a cada dia, o esporte tem se adaptado a novos formatos de conteúdos e mídias, acompanhando a evolução da sociedade e se adaptando aos hábitos de consumo de cada uma das gerações.

Diante disso, fica em evidência como uma cultura de inovação dentro do esporte tem um papel importante na construção de uma comunicação forte entre clube e torcida. Isto é, a inovação dentro do setor chega para atender melhor aos diferentes tipos de torcedores, facilitando a comunicação e criando uma relação duradoura.

A inovação, neste contexto de comunicação, é uma ferramenta para criar uma nova forma de relacionamento com os torcedores, produzindo experiências ainda mais direcionadas a cada tipo de torcedor.

Uma pesquisa feita pela agência YouGov´s Sports apontou que 30% do público entre 18 e 24 anos prefere assistir a cortes ou melhores momentos em conteúdos esportivos, do que acompanhar uma partida ao vivo.

Ainda dentro deste recorte, no relatório da ECA – Associação de Clubes Europeus de 2020, 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não têm interesse no formato do futebol atual – 90 minutos de jogo.

Já os torcedores a partir dos 60 anos têm dificuldades em assistir a todos os jogos do seu time devido a chegada do streaming. Segundo pesquisa realizada pelo IPESPE, sete em cada dez idosos não se sentem seguros ao usar a internet, relatando o medo e a insegurança como os principais sentimentos quando precisam usar a tecnologia.

A partir desses dados, fica claro a diferença de hábitos de consumo entre gerações e os desafios de saber se comunicar com todos estes nichos de torcedores e suas preferências de conteúdos e assuntos.

Diante de tantas diferenças, o papel da inovação dentro da comunicação, é de entender, melhorar e entregar um conteúdo personalizado para cada um destes nichos.

Para que esta comunicação seja ajustada dentro das múltiplas perspectivas e possibilidades de consumo, é importante que haja um cuidado e preparo de um conteúdo específico, criando um elo duradouro e oferecendo exatamente o que aquele nicho espera e, cada situação específica.

É necessário que os torcedores sejam escutados ativamente e que novas visões e olhares sejam levados em consideração para que esta união aconteça. Questionamentos e experiências precisam se fazer presente de uma forma constante em toda a jornada.

EM SUMA, A INOVAÇÃO DO SETOR FAZ COM QUE O FUTEBOL SEJA, CADA DIA MAIS, UM ESPAÇO QUE SABE SE COMUNICAR COM TODOS, AMPLIANDO O OLHAR PARA QUE OS TORCEDORES SE SINTAM BEM-VINDOS E PARTE ATIVA DESTE MEIO.

A cultura da inovação dentro do esporte preza para que haja sempre a criação de um conteúdo que contribua não só para o crescimento do futebol, mas também da sociedade. É a criação de um olhar que traduza a essência do Clube juntamente com o que está acontecendo do mundo.

O futebol tem um grande poder de transformar a vida das pessoas e um grande impacto social. Por isso, é importante que o setor esteja interessado em se tornar cada dia mais inovador em sua comunicação, criando experiências cada vez mais interativas, alinhadas e que agregam um valor significativo para a sociedade.

Texto de Jessica Ribeiro

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.