Enfim a espera por mais uma edição dos Jogos Olímpicos de verão vai chegando ao fim. Após os inesquecíveis Jogos do Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta desembarcará neste ano em Tóquio.
Os Jogos nem começaram, mas os japoneses já têm dado um verdadeiro show nas estratégias de marketing para promover sua Olimpíada.
Logo na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, Tóquio se apresentou com grandes ícones da cultura pop, como Super Mário e Pac-man.
Mais recentemente, a organização anunciou Goku, o famoso personagem da série “Dragon Ball”, como o mais novo embaixador dos Jogos.
Além disso, noticia-se que outros grandes personagens do anime japonês irão promover os Jogos sob o slogan “Ganbare Nippon” – algo como “Faça Seu Melhor, Japão!”. Estariam entre eles: Oliver Atom, Naruto, Crayon Shin-Chan, Shin Chan, Yo-kai Watch e Sailor Moon.
Assim, os japoneses utilizam com maestria os seus famosos animes e os videogames para promover os Jogos Olímpicos de Tóquio.
A estratégia de utilizar os grandes ícones nacionais conhecidos no mundo para promoção dos Jogos também foi utilizada em Londres 2012, que teve na abertura das sua Olimpíada menções ao James Bond (Agente 007), Peter pan, Alice no País das Maravilhas e Mr. Bean.
O Rio, apesar de ter tido menções a Santos Dumont, bossa nova, Gisele Bündchen, Oscar Niemeyer e samba na abertura dos Jogos Olímpicos, não utilizou alguns dos grandes ícones brasileiros internacionais como Pelé, Ayrton Senna, Turma da Mônica, caipirinha ou Carmem Miranda para promover os jogos.
Pelé e Senna, aliás, são os dois brasileiros mais conhecidos do mundo e não tiveram qualquer menção ligada aos Jogos.
Ainda faltam 7 meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas os japoneses já têm conseguido dia após dia atiçar a curiosidade e chamar todos os olhos do mundo para o Japão.