A Justiça de Goiás, através do juiz Alessandro Pereira Pacheco, da 2ª Vara de Repressão ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais, aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) na semana passada e tornou réus sete jogadores e outras sete pessoas acusadas de envolvimento com o esquema de manipulação de apostas esportivas no futebol brasileiro. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
Os atletas que se tornaram réus são:
– Alex Manga (Coritiba);
– Igor Cariús (Sport);
– Jesús Trindade (ex-Coritiba);
– Thonny Anderson (ex-Coritiba e atualmente no Ceará);
– Dadá Belmonte (ex-Goiás e atualmente no América-MG);
– Pedrinho (ex-Athletico-PR); e
– Sidcley (ex-Cuiabá e atualmente no Dínamo de Kiev).
Entre os outros réus que não são jogadores estão: Bruno Lopez, apontado como chefe da organização de apostadores e que está preso; Ícaro Fernando Calixto dos Santos; Luis Felipe Rodrigues de Castro; Romário Hugo dos Santos; Victor Yamasaki; Thiago Chambó Andrade; e Cleber Vinicius Rocha Antunes, empresário conhecido como Clebinho Fera.
Os réus vão responder pela suposta prática dos seguintes crimes, de acordo com artigos da nova Lei Geral do Esporte:
Art. 198. Solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
Art. 199. Dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
Na esfera desportiva, a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ainda não fez novas denúncias dos citados pelo MPGO, o que deve acontecer nos próximos dias.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!