Nesta quarta-feira, 21 de outubro, os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deram início aos diversos testes de medidas contra a Covid-19 que serão aplicadas no evento do ano que vem. Buscando simular ao máximo como deverá acontecer durante as competições, cerca de vinte voluntários foram utilizados para representar o público. O destaque da apresentação foram as diferentes tecnologias para medição de temperatura, rastreio de infectados e outros mais.
Os testes foram feitos no Tokyo Big Sight, um espaço de convenções que será a base da imprensa durante o evento. Os voluntários tiveram que passar por diferentes situações, praticando o distanciamento e submetidas a medições de temperatura de duas formas: com termômetros infravermelhos e outras com fitas termossensível colocado no pulso, que acusa quando a temperatura ultrapassa os 37ºC.
Além dos testes de protocolos anti-Covid, os organizadores também simularam a atuação dos agentes de segurança, funcionários e voluntários. Vestidos com máscaras e face shield, a equipe medirá a temperatura dos torcedores através de câmeras térmicas e irá monitorar o público com equipamento de reconhecimento facial.
O principal objetivo da simulação é coletar dados e calcular o tempo que será necessário para a realização dos procedimentos durante a realização do evento, buscando otimizar cada vez mais o processo.
“Nosso objetivo é demonstrar o que estamos fazendo na direção da segurança e na proteção das Olimpíadas”, disse o diretor executivo do escritório de segurança de Tóquio, Tsuyoshi Iwashita.
As Olímpiadas de Tóquio acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto, enquanto as Paralimpíadas serão de 24 de agosto a 5 de setembro.
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo