Search
Close this search box.

Os polêmicos cartões no ápice do futebol – o gol

O gol é o ápice da partida, é o que todos querem ver, ou não dependendo do resultado pelo qual se joga, mas não há como negar que é o momento mais mágico dessa paixão, o futebol.

E aí o jogador marca um golaço ou o gol do título ou da vitória ou o primeiro da sua carreira e tem que refletir como comemorar, pois se extravasar ao extremo pode ser punido com cartão amarelo – dependendo da situação pode até ser expulso.

Na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante do Grêmio subiu no alambrado após marcar o gol e foi expulsão depois de receber o segundo amarelo.

Neymar, quando ainda jogava pelo Santos, levou o vermelho por usar uma máscara na hora de festejar o seu gol.

O que não faltam são exemplos de punições em comemorações, tem Ronaldo, Fenômeno, no clássico Palmeiras x Corinthians onde o alambrado chegou a quebrar e este é um ponto crucial para falar desta regra, a questão da segurança. Subir no alambrado é visto pela International Board como algo que pode pôr em risco a segurança de todos, então para coibir esta ação punem com cartão amarelo.

Gestos provocativos também podem gerar grandes confusões. O respeito, o Fair Play devem prevalecer.

Nas comemorações demoradas, acredito que o bom senso da arbitragem deva predominar, punir em um momento de êxtase, do jogador e da equipe, só se demorar uma eternidade, coisa que não acontece.

Agora nos quesitos cobrir a cabeça e tirar a camisa não concordo com a regra. Aprendi, ainda na escola de árbitros, que os jogadores são punidos porque é o momento em que todas as câmeras estão neles, é o grande momento das marcas e patrocinadores aparecerem e investem para isso, se o jogador cobre o rosto e as marcas o prejuízo é gigante.

É sabido que atualmente os jogadores para dar entrevistas no intervalo ou final da partida precisam estar de camisa, mas isso não é regra da Board, se ele ficar sem não levará cartão. Assim como se vê os jogadores tirando a camisa no intervalo ou final da partida e o árbitro também não aplica cartão.

Por que o árbitro vai aplicar cartão amarelo na comemoração por esconder o rosto ou tirar a camisa?  Pela regra o jogador não pode jogar sem camisa e nem de máscara, mas ele estando com o equipamento em ordem antes do reinício, qual o problema? Se é questão de patrocinadores e marcas, não é melhor o clube e as marcas multarem os atletas ao invés da regra do jogo com cartões?

Segue a regra da comemoração de gols:

Comemoração de gols

Os jogadores podem comemorar os gols, mas as comemorações não podem ser excessivas; as comemorações “coreográficas” não devem ser estimuladas e não podem causar perda de tempo excessiva.

Deixar o campo de jogo para comemorar um gol não é uma infração passível de advertência com cartão amarelo, no entanto os jogadores devem regressar o mais rapidamente possível.

Um jogador deve ser advertido com cartão amarelo, inclusive se o gol for anulado, por:

  • subir nos equipamentos de proteção do campo e/ou se aproximar dos espectadores de modo que cause insegurança ou fira os princípios de segurança;
  • fazer gestos ou praticar ações provocativas, debochadas ou inflamatórias;
  • cobrir a cabeça ou o rosto com máscara ou outro artigo semelhante;
  • tirar a camisa ou cobrir a cabeça com a camisa.”

E você o que acha dessa regra?

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.