O Ajax informou neste domingo (6) que o ex-jogador Marc Overmars, então diretor de futebol, não faz mais parte do clube. A decisão foi tomada em comum acordo junto com a diretoria da equipe holandesa após relatos de assédio do dirigente sobre mulheres que trabalhavam no clube.
“Estou envergonhado. Na semana passada, fui confrontado com relatos sobre meu comportamento e como isso atingiu outras pessoas. Infelizmente, não percebi que havia ultrapassado os limites, mas isso ficou claro para mim nos últimos dias. De repente, senti uma pressão enorme”, disse Overmars ao site oficial do Ajax.
“Eu de repente senti uma enorme pressão. Peço desculpas. Certamente, para alguém na minha posição, este comportamento é inaceitável. Eu agora vejo isso também, mas é tarde mais. Não vejo outra opção a não ser deixar o Ajax. Isso também tem um grande impacto na minha situação privada. Por isso peço a todos que deixam a mim e minha família sozinhos”, acrescentou.
Overmars era Diretor de Assuntos de Futebol do Ajax desde 2012. Recentemente, ele foi reconduzido para um novo mandato, até 30 de junho de 2026.
O CEO do Ajax e ex-companheiro de Seleção Holandesa, Edwin van der Sar, comentou a situação.
“Acho que a situação é terrível para todos. Na minha função, também me sinto responsável por ajudar os colegas. Um clima de trabalho seguro é muito importante para todos. Nós prestaremos ainda mais atenção a isso em um futuro próximo. Marc e eu jogamos juntos desde o início dos anos 1990, primeiro no Ajax e depois na seleção holandesa, e somos colegas na administração do Ajax há quase 10 anos. Agora tudo isso acabou de forma muito abrupta. Estamos trabalhando em algo muito bonito aqui, então esta notícia também será um golpe para todos que se preocupam com o Ajax”.
Overmars defendeu o Ajax de 1992 a 1997. Pela Seleção Holandesa, o atacante disputou as Copas do Mundo de 1994 e 1998.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!