O Palmeiras foi multado pelo Comitê Disciplinar da FIFA em 20 mil francos suíços (R$ 124 mil na cotação atual) por conta da negociação envolvendo o atacante Roger Guedes. O clube paulista foi punido por colocar uma cláusula considerada ilegal no negócio feito com o Shandong Luneng da China. A informação foi divulgada primeiramente pelo UOL.
Realizado em 2018, o negócio contava com uma cláusula imposta pelo Palmeiras na qual o clube chinês seria obrigado a pagar mais 3 milhões de euros (R$ 20 milhões na cotação atual) caso negociasse o atacante com algum outro clube brasileiro que não fosse o alviverde. A investigação teve início em março deste ano.
A FIFA entendeu que houve uma quebra de norma que proíbe um clube de influenciar na gestão de outro, previsto no artigo 18Bis.
“A esse respeito, o Comitê é de firme opinião que tal cláusula limite a liberdade do Shandong em assuntos relacionados a transferências. De fato, parece que claro que o Shandong teria de pagar para o Palmeiras um montante adicional de 3 milhões de euros se decidisse transferir o jogador para qualquer clube brasileiro. Sendo assim, é evidente que o cenário em que o Shandong receba duas ofertas similares ou idênticas pela transferência do jogador, estaria mais inclinado a aceitar aquele que não viesse do clube do brasileiro, assim, para fazer a operação mais lucrativa do ponto de vista puramente financeiro.”, publicou a entidade.
O clube irá recorrer da decisão no comitê de apelação por discordar da decisão e para evitar que um precedente seja aberto.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo