O sistema de monitoramento por inteligência artificial (IA) do Comitê Olímpico Internacional (COI) identificou mais de 8,5 mil posts de assédio e ataques virtuais a atletas e membros das delegações olímpicas durante a Olimpíada de Paris 2024. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
Neste sábado (17), a Comissão de Atletas do COI divulgou uma nota oficial em que condena todas as formas de violência on-line e aponta para medidas futuras em relação aos autores das publicações, embora não esclareça quais seriam.
“Embora estejamos satisfeitos por ter apoiado a implementação de um sistema alimentado por IA para detectar e responder ao abuso on-line direcionado a atletas e membros de sua comitiva durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, estamos profundamente tristes que durante os Jogos Olímpicos mais de 8.500 postagens abusivas direcionadas foram verificadas e tiveram que ser relacionadas para ações futuras”, diz um trecho do comunicado.
Os principais casos em Paris-2024 foram os das boxeadoras medalhistas de ouro Imane Khelif, da Argélia, e Lin Yu-Ting, de Taiwan, que tiveram seus nomes ligados à polêmica de gênero.
As ginastas Jordan Chiles, dos Estados Unidos, e Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea, da Romênia, envolvidas na polêmica em relação à medalha de bronze no solo, também sofreram com assédio virtual.
Confira a íntegra do comunicado:
“Durante os Jogos Olímpicos Paris 2024, os atletas nos proporcionaram momentos inesquecíveis. Eles demonstraram ao mundo como realmente é ultrapassar os limites da capacidade humana, ao mesmo tempo que exemplificaram o significado do respeito e da amizade. Em troca, os organizadores e torcedores proporcionaram aos atletas Jogos Olímpicos sensacionais e inesquecíveis.
No entanto, é profundamente preocupante que também tenhamos testemunhado um volume significativo de assédio, abuso e ataques, em particular on-line, dirigidos a atletas e membros da sua comitiva.
Muitos atletas foram submetidos a estes ataques, apesar de terem dado o seu melhor em campo e de respeitarem integralmente as regras dos seus eventos.
Embora estejamos satisfeitos por termos apoiado a implementação de um sistema alimentado por IA para detectar e responder ao abuso on-line direcionado a atletas e membros de sua comitiva durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, estamos profundamente tristes que durante os Jogos Olímpicos mais de 8.500 postagens abusivas direcionadas foram verificados e tiveram que ser relacionadas para ações futuras.
Como representantes dos atletas, condenamos, nos termos mais veementes, todas as formas de ataque e assédio, independentemente das opiniões que se possa ter sobre decisões específicas. Estendemos de todo o coração a nossa total simpatia e apoio aos atletas e indivíduos afetados por este comportamento inaceitável. Esses atletas merecem muito mais respeito pelo que conquistaram.
Nota para os atletas: se você é um atleta olímpico ou paralímpico de Paris 2024 e precisa falar com alguém, a linha de ajuda do Mentally Fit é gratuita, confidencial e está disponível para você 24 horas por dia, 7 dias por semana: athlete365.org/mentally-fit-helpline.”
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo