O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta terça-feira (6) que o boxe precisará criar um novo órgão internacional para estar entres as modalidades dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
“Gostaríamos muito de ver o boxe, queremos ver o boxe no programa de Los Angeles. Agora cabe à comunidade do boxe se organizar para o esporte e para os atletas”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams, em uma entrevista coletiva.
A entidade retirou o reconhecimento da Associação Internacional de Boxe (IBA) no ano passado por não ter implementado reformas na governança e nas finanças.
Uma nova entidade chamada World Boxing foi lançada em 2023 e atualmente tem 37 membros, ainda muito menos do que a IBA, mas não é reconhecida pelo COI.
COI x IBA
O COI e a IBA estão em desacordo há dias sobre a participação de duas boxeadoras, Imane Khelif, da Argélia, e Lin Yu-ting, de Taiwan, nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A IBA as baniu no meio do Campeonato Mundial do ano passado após um teste cromossômico, alegando inelegibilidade de gênero, mas o COI permitiu que ambas competissem, dizendo que são mulheres.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo