Pesquisar
Close this search box.

#Paris2024: Federação abre investigação contra judoca argelino por não comparecer para luta contra israelense

A Federação Internacional de Judô (IJF) investigará a desclassificação do argelino Messaoud Redouane Dris, que deveria enfrentar Tohar Butbul, de Israel, na segunda-feira (29), e não compareceu à luta. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Formalmente, a alegação é de que o argelino falhou na pesagem por estar 400 gramas acima do peso permitido para a categoria de até 73kg. Contudo, o Comitê Olímpico de Israel alega questões políticas.

Segundo a Federação, Dris chegou para a sessão de controle de peso 10 minutos antes do prazo final e estava com 400g acima do limite permitido.

Na segunda-feira, portanto, no momento da luta, Tohar Butbul se postou sozinho no tatame e teve a vitória declarada por ippon, enquanto Dris não compareceu.

Em pronunciamento, a IFJ diz que esse tipo de incidente – do sobrepeso – pode ocorrer em qualquer competição e acrescenta que quatro atletas não passaram no controle nos Jogos de Tóquio.

“A Federação defende os princípios do jogo limpo, do espírito olímpico e da não discriminação. Acreditamos que o esporte deve permanecer um reino de integridade e justiça, livre das influências de conflitos internacionais”, diz um trecho do comunicado.

Essa não é a primeira vez que algo assim acontece. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o também argelino Fethi Nourine se retirou para evitar uma potencial lutar contra Butbul no segundo round. Ele levou uma suspensão de 10 anos da Federação na época.

Os Jogos Olímpicos de Paris acontecem em meio às tensões geopolíticas como a guerra de Israel em Gaza após os ataques de 7 de outubro liderados pelo grupo islâmico palestino Hamas. A Argélia reconhece a Palestina e não mantém relações com Israel.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.